Leia também:
X Ucrânia: Homem estupra refugiada após oferecer abrigo

Zelensky descreve perdas do exército russo como “colossais”

Líder ucraniano fala em 12 mil soldados russos mortos

Pleno.News - 12/03/2022 13h44 | atualizado em 12/03/2022 14h34

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskey, afirmou que Rússia tem sofrido grandes perdas em seu exército Foto: EFE/EPA/Sergey Dolzhenko

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (12) que as perdas das tropas russas desde que iniciaram a invasão de seu país, em 24 de fevereiro, são “colossais”.

Em uma mensagem de vídeo divulgada em seu canal do Telegram e transmitida pela agência de notícias local Interfax-Ucrânia, Zelensky destacou as dificuldades que o exército russo está tendo para controlar o país após 17 dias de combates.

– As perdas das tropas russas são colossais. A dinâmica das perdas dos invasores no 17º dia já é tal que podemos dizer com segurança: este é o maior golpe para o exército russo em décadas. Nunca tiveram tantas perdas em tão poucos dias – disse Zelensky.

Segundo o presidente ucraniano, desde o início da invasão à Ucrânia, 31 grupos táticos de batalhões russos perderam sua capacidade de combate. O líder afirmou que a Rússia já perdeu cerca de 12 mil soldados. Esta informação não é confirmada pelos órgãos internacionais.

– O exército russo está se rendendo não apenas individualmente, mas em grupos inteiros… As perdas de capacidades técnicas dos invasores são simplesmente impressionantes – enfatizou.

“Mais de 360 tanques. Um total de 1.205 veículos blindados. E isso sem contar as perdas nas batalhas desta noite e pela manhã. Já há cerca de 60 aeronaves. Mais de 80 helicópteros. Centenas e centenas de unidades de outros equipamentos. Em particular, os projetos mais modernos dos quais a Rússia se orgulha – acrescentou.

O presidente ucraniano, cujos dados não puderam ser verificados por uma fonte independente, afirmou que “a maioria dos exércitos no mundo não tem tanto quanto as tropas russas perderam durante a invasão”.

*Com informações da EFE

Leia também1 Ucrânia: Homem estupra refugiada após oferecer abrigo
2 Empresário mais rico da Rússia faz 'alerta' a Vladimir Putin
3 Ucrânia diz que Exército russo sequestrou prefeito de Melitopol
4 Vídeo: Casal de idosos expulsa militares russos do quintal de casa
5 Biden diz que Rússia está isolada e culpa Putin por inflação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.