Leia também:
X Romênia decide distribuir pílulas de iodo por risco nuclear

Zelensky afirma que invasão russa está chegando ao fim

Presidente ucraniano destacou, porém, que seu país não reduzirá "esforços de defesa"

Thamirys Andrade - 30/03/2022 09h12 | atualizado em 30/03/2022 10h36

Volodymyr Zelensky Foto: EFE/EPA/PRESIDENCIAL

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (29) que a invasão russa “está chegando ao fim”. Ele destacou, porém, que seu país não diminuirá os “esforços de defesa” depois que a Rússia anunciou que reduzirá as hostilidades em Kiev e Chernigov.

– Sim, podemos qualificar os sinais que ouvimos da plataforma de negociação como positivos. Mas esses sinais não abafam os estragos dos projéteis russos. Em seu 34º dia a invasão em grande escala da Rússia e de nossa defesa em grande escala está chegando ao fim – afirmou Zelensky em sua habitual mensagem postada na última hora do dia, no site da presidência ucraniana.

O Exército russo começou, nesta quarta-feira (30), a retirada de algumas de suas tropas dos arredores de Kiev e da cidade sitiada de Chernigov, no norte; para se concentrar na conquista do Donbas, o objetivo principal da atual campanha militar russa na Ucrânia.

– O inimigo russo está realizando a retirada de unidades individuais dos territórios das regiões de Kiev e Chernigov – informou o Comando Geral das Forças Armadas da Ucrânia em seu último relatório militar.

No entanto, Zelensky ressaltou que “a vigilância não deve ser perdida”.

– A situação não se tornou mais fácil. Os militares russos ainda têm um potencial significativo para continuar os ataques contra nosso Estado. Não reduziremos nossos esforços de defesa. Tanto no norte do nosso Estado quanto em todas as outras regiões da Ucrânia (…) A defesa da Ucrânia é a tarefa número 1 agora.

NEGOCIAÇÕES
Sobre as negociações em curso com a Rússia, disse não ver “razão para confiar nas palavras de certos representantes de um Estado que continua a lutar pela nossa destruição”.

O presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu nesta quarta-feira (30) o “progresso” nas negociações com a Ucrânia, em conversa por telefone com seu homólogo francês, Emmanuel Macron. Mas se mostrou inflexível sobre sua disposição de continuar a ofensiva no leste daquele país, segundo afirmaram fontes da presidência da França.

Por sua parte, Zelensky afirmou que a Ucrânia continuará o processo de negociação, reiterando que deve haver “segurança real” para seu país e sua soberania.

– As tropas russas devem deixar os territórios ocupados. A soberania e a integridade territorial da Ucrânia devem ser garantidas. Não pode haver comprometimento da soberania e da nossa integridade territorial. E não haverá – insistiu o presidente ucraniano.

Além disso, pediu que o restante dos países não espere que as negociações afetem as sanções contra a Federação Russa.

– A questão das sanções não pode sequer ser levantada até que a guerra termine, até que nos recuperemos e até que restauremos a justiça – afirmou, frisando que, pelo contrário, têm de ser intensificadas “semanalmente”.

*EFE

Leia também1 Romênia decide distribuir pílulas de iodo por risco nuclear
2 Palestino mata cinco pessoas durante ataque em Tel Aviv
3 Bélgica expulsa 21 diplomatas russos por suposta espionagem
4 Gabinete de Johnson recebe 20 multas por festas na pandemia
5 Biden justifica fala controversa sobre Putin e nega querer guerra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.