Leia também:
X Mortes em meio à forte onda de calor no Canadá sobem para 480

Xi Jinping: “Intimidadores terão cabeças ensanguentadas”

Partido Comunista da China comemora os 100 anos de sua fundação

Pleno.News - 01/07/2021 11h07 | atualizado em 02/07/2021 13h08

xi jinping china partido comunista chinês
Xi Jinping discursa em evento do centenário do Partido Comunista Chinês, em Pequim Foto: Reprodução

O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta quinta-feira (1°) que “o povo chinês nunca permitirá que nenhuma força estrangeira abuse, oprima ou subjuge o país”.

Em discurso na icônica Praça da Paz Celestial, em Pequim, por ocasião das comemorações do centenário de fundação do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, também secretário-geral da legenda, ressaltou, diante de cerca de 70 mil pessoas lá reunidas, que “ninguém deve subestimar a determinação, a forte vontade e a extraordinária capacidade do povo chinês de defender sua soberania”.

– Qualquer um que ouse tentar fazer isso terá sua cabeça ensanguentada contra a Grande Muralha de aço forjada por mais de 1,4 bilhão de chineses – disse Jinping, aplaudido de pé pelos presentes.

No discurso, que durou mais de uma hora e foi precedido pelo disparo de uma salva de cem tiros, Jinping também citou Taiwan, ilha que é governada de forma autônoma, mas sobre a qual Pequim reivindica soberania.

– Resolver a questão de Taiwan e conseguir a reunificação completa da China é uma missão histórica e um compromisso inabalável do PCCh. Devemos tomar medidas resolutas para derrotar completamente qualquer tentativa de “independência de Taiwan” e trabalhar juntos para criar um futuro brilhante para o rejuvenescimento nacional – acrescentou.

Ainda de acordo com o presidente do país asiático, “ninguém deve subestimar a grande determinação, forte vontade e extraordinária capacidade do povo chinês de defender sua soberania nacional e integridade territorial”.

Xi Jinping também destacou que “a China proporcionará a suas forças armadas maior capacidade e meios mais confiáveis”.

– Devemos acelerar a modernização da defesa nacional. Um país forte deve ter um exército forte – afirmou.

O Partido Comunista da China comemora nesta quinta-feira o 100° aniversário de sua fundação com grandes festividades, medidas rigorosas de segurança e uma campanha de propaganda em larga escala em todo o país.

A capital foi decorada com grandes instalações florais, bandeiras nacionais em frente às portas de casas e placas vermelhas, para marcar a ocasião. Outras cidades, como Xangai, também receberão hoje shows de luzes, apresentações ao vivo e queima de fogos de artifício.

*Com informações da EFE

Leia também1 China: Propaganda e segurança rígida marcam centenário do Partido Comunista
2 China: Missão explica como é a perseguição aos cristãos
3 Hong Kong apreende carga recorde de cocaína do Brasil
4 Mortes em meio à forte onda de calor no Canadá sobem para 480
5 Kim Jong-Un admite crise na Saúde, mas culpa funcionários

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.