Leia também:
X Putin elogia papel da China na resolução do conflito; saiba mais

Xi Jinping desembarca na Rússia para encontro com Putin

Chegada ocorre em meio ao aumento de tensão com os Estados Unidos

Thamirys Andrade - 20/03/2023 10h12 | atualizado em 20/03/2023 16h20

Xi Jinping Foto: Reprodução / Youtube / Guardian News

O presidente chinês, Xi Jinping, desembarcou em solo russo, nesta segunda-feira (20) pela manhã, sendo recebido com um grande evento de boas-vindas em Moscou. O chefe de Estado está no país a convite do presidente Vladimir Putin, que chamou o líder chinês de “bom e velho amigo”. Xi deve seguir no país até a próxima quarta-feira (22).

Esse é o primeiro encontro entre Putin e Jinping desde a invasão à Ucrânia. Ele acontece em um momento de aumento de tensão dos dois países com os Estados Unidos, que tem acusado a China de pretender enviar armas para auxiliar a Rússia na guerra.

Entretanto, Xi afirmou estar posicionado de forma neutra em relação ao confronto com a Ucrânia, em artigo publicado na mídia russa. Ele não chegou a dizer se o tema seria abordado no encontro com Putin.

– Problemas complexos não têm soluções simples. Acreditamos que, desde que todas as partes defendam o conceito de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, e insistam em diálogo e consultas iguais, racionais e pragmáticas, certamente encontrarão uma maneira razoável de resolver a crise ucraniana e encontrar um caminho brilhante para alcançar a paz duradoura e a segurança universal no mundo – avaliou.

De acordo com o líder chinês, a sua visita à Rússia é uma “jornada de amizade, cooperação e paz”. Jinping declarou estar ansioso para “trabalhar com o presidente Putin para delinear conjuntamente uma nova visão, um novo projeto e novas medidas para o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia no próximo período”.

O Kremlin, por sua vez, assinalou que Putin e Jinping “trocarão pontos de vista no contexto do aprofundamento da cooperação Rússia-China na arena internacional” e que “vários documentos bilaterais importantes serão assinados.”

A reunião ocorre a portas fechadas. Espera-se que ao final dela, os dois presidentes concedam uma coletiva de imprensa.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.