Leia também:
X “Pedimos cautela”, diz OMS sobre Olimpíada de Tóquio

William e Harry se reencontram para inaugurar estátua de Diana

Foi o primeiro encontro dos irmãos desde o funeral do príncipe Philip

Pleno.News - 02/07/2021 18h55

William e Harry revelam estátua em homenagem à princesa Diana Foto: EFE / EPA / Dominic Lipinski

Os príncipes William e Harry revelaram a estátua de sua mãe, a princesa Diana, nesta quinta-feira (1º), no dia em que seria seu 60º aniversário. Foi a primeira vez que os irmãos apareceram juntos em público desde o funeral de seu avô, o príncipe Philip, em abril.

A família de Diana juntou-se aos dois irmãos para uma breve cerimônia no Sunken Garden, no Palácio de Kensington, um dos lugares preferidos da princesa.

Os irmãos cumprimentam suas tias Lady Sarah McCorquodale e Lady Jane Fellowes Foto: EFE / EPA / Dominic Lipinski

Os irmãos da realeza já foram muito próximos um dia. Eles cresceram juntos, apoiando um ao outro depois da morte de sua mãe e trabalharam lado a lado quando começaram a cumprir seus deveres reais. Mas, agora, os laços ficaram fragilizados: William tem defendido a família real britânica de acusações de racismo feitas por Harry e sua esposa, Meghan Markle, durante uma polêmica entrevista com a apresentadora americana Oprah Winfrey.

O príncipe Charles, ex-marido de Lady Di, está na Escócia e não compareceu ao evento. As esposas de William e Harry também ficaram de fora. Portanto, todos os olhos ficaram voltados para os dois irmãos. Analistas observaram a linguagem corporal dos príncipes em busca de quaisquer sinal de aproximação ou afastamento, como aconteceu durante o funeral do príncipe Philip.

William e Harry caminham pelo palácio em clima aparentemente “pacífico” Foto: EFE / EPA / Dominic Lipinski

William e Harry caminharam juntos pelo jardim do palácio e conversaram entre si e com amigos e parentes convidados ao local. Os príncipes retiraram o pano que cobria a estátua, revelando-a ao público presente. Os irmãos também fizeram uma declaração conjunta em que descreveram a força e o caráter de sua mãe como “qualidades que a tornaram uma força para o bem em todo o mundo”.

– Todos os dias, desejamos que ela ainda estivesse conosco, e nossa esperança é que esta estátua será vista para sempre como um símbolo de sua vida e seu legado – disseram.

Muitos observadores reais estão curiosos sobre o que o momento diz sobre o estado da família real.

– William está defendendo a monarquia, e Harry está defendendo sua esposa. É uma questão de amor versus dever, com William defendendo o dever e o conceito de monarquia como ele o vê – disse Robert Lacey, historiador e autor do livro Battle of Brothers: William, Harry and the Inside Story of a Family in Tumult (Batalha de irmãos: William, Harry e a história interna de uma família em tumulto – em tradução livre).

– Do ponto de vista de Harry, há o amor e a lealdade à esposa. Ele está ao lado dela. Essas são diferenças profundamente enraizadas – completou.

Hugo Vickers, um outro biógrafo da família real, disse que as chances de uma trégua entre os irmãos parece pequena no momento.

– Qualquer arranjo de reconciliação que eles façam no momento, eles ainda terão que explicar às suas mulheres quando chegar em casa, não é? – disse.

A ESTÁTUA
Quando os irmãos reais encomendaram a estátua, em 2017, o relacionamento entre eles era radicalmente diferente. Os dois eram vizinhos: Harry vivia em uma casa no terreno do Palácio de Kensington, e William e sua família viviam no próprio palácio. Juntos, eles promoveram instituições de caridade e, em particular, chamaram a atenção para o estigma em torno da saúde mental – algo que eles continuam a fazer, mas em diferentes plataformas e em diferentes países.

William e Harry disseram que queriam um monumento de sua mãe para “reconhecer seu impacto positivo” e esperam que “ajude todos aqueles que visitam o Palácio de Kensington a refletirem sobre sua vida e seu legado”. Esta última homenagem foi encomendada ao escultor Ian Rank-Broadley, cujo retrato da Rainha Elizabeth II aparece em todas as moedas britânicas.

Estátua da princesa Diana, no Sunken Garden, Palácio de Kensington Foto: EFE / EPA / Dominic Lipinski

Londres não carece de memoriais a Diana, ainda reverenciada como “a princesa do povo”. Há um playground no Palácio de Kensington, uma fonte no Hyde Park e uma passarela no St. James’s Palace. A coleção da National Portrait Gallery inclui mais de 50 imagens da realeza fotogênica.

A estátua foi instalada no recém-reformado Sunken Garden, um dos lugares favoritos de Diana em sua antiga casa. O palácio disse que o jardim ainda apresenta algumas das flores mais amadas de Diana, incluindo miosótis. É também onde Harry e Meghan, Duquesa de Sussex, realizaram sua sessão oficial de fotos de noivado.

A partir de sexta-feira (2), em diante, o jardim estará aberto ao público durante o horário de funcionamento do palácio.

Homenagens à Princesa Diana em frente ao Palácio de Kensington em Londres Foto: EFE / EPA / Dominic Lipinski

Tem havido muito debate na Grã-Bretanha sobre que tipo de estátua prestaria uma homenagem apropriada a Diana. Alguns críticos de arte se opuseram à ideia de uma obra realista e tradicional, argumentando que isso trairia a imagem moderna de Lady Di. Os críticos feministas disseram que a comissão deveria ter ido para uma artista feminina.

*Com informações da AE e EFE

Leia também1 Harry e William tiveram briga 'feroz' no funeral do avô, diz site
2 Contas mostram que Harry mentiu sobre não receber dinheiro da família real
3 Spotify se incomoda com baixa produção de Harry e Meghan
4 Colunista britânica é demitida por zombar de filha de Harry
5 Philip deixou parte da fortuna de R$ 224 mi para funcionários

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.