WhatsApp sofre censura na China
Usuários estão com dificuldade de enviar fotos e vídeos

Medida faz parte da estratégia de censura da China Foto: Fotos Públicas/Allan White
Jade Nunes - 20/07/2017 12h29 | atualizado em 20/07/2017 12h57
Usuários na China que usam o WhatsApp têm encontrado problemas nesta semana ao enviar fotos e vídeos para seus contatos. Especialistas em tecnologia atribuem o problema a uma nova ação da censura chinesa contra plataformas estrangeiras de comunicação.
Segundo o jornal “South China Morning Post”, essas dificuldades, ainda que tenham se reduzido nos dias de hoje, indicam uma estratégia do governo chinês para prejudicar o app americano e beneficiar seu rival local, o WeChat.
Ambos os aplicativos são similares. O WhatsAapp, porém, encripta suas mensagens, o que dificulta que estas possam ser monitoradas por terceiros. Já o WeChat, do gigante tecnológico chinês Tencent, colabora com a censura do país ao apagar mensagens ou contas inteiras com material político considerado sensível.
Diversas plataformas estrangeiras de comunicação e redes sociais estão bloqueadas na China, como Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Snapchat. A estratégia de censura contribuiu para o surgimento de versões locais e gigantes da internet como Baidu, Alibaba e a mencionada Tencent.
*Com informações da Agência EFE