Leia também:
X “Estou um pouco doente”, diz papa Francisco em carta

Vulcão que pode causar tsunami no Brasil segue em alerta amarelo

Comitê científico observou diminuição na atividade sísmica nas últimas horas

Thamirys Andrade - 17/09/2021 15h33 | atualizado em 17/09/2021 16h21

csm_tsunami_canarias_ceaa4d04bc_Easy-Resize.com
Governo não descarta tremores de terra na Ilha de Palma Foto: Divulgação

O vulcão no Cumbre Vieja, que apresenta uma pequena chance de provocar um tsunami no Brasil, segue em alerta amarelo na Ilha de Palma, costa da África.

O governo das Ilhas Canárias decidiu manter a escala, pois o monitoramento aponta para atividades sísmicas registradas em pontos com 6 e 8 quilômetros de profundidade e tremores superficiais.

De acordo com o comitê científico do Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca), houve diminuição na atividade sísmica do vulcão nas últimas horas. A comissão, no entanto, alerta que o cenário pode ser “transitório”.

O governo não descarta que os moradores da ilha sintam tremores de maiores intensidades no solo, mas esse ainda não é o caso.

O alerta verde significa que o vulcão está em nível de normalidade e estabilidade, enquanto o amarelo indica que é necessária atenção e monitoramento. O laranja corresponde ao início de uma evacuação preventiva, e o vermelho, o estágio máximo de urgência, corresponde à retirada da população de forma imediata.

De acordo com pesquisadores, o vulcão tem pequenas chances de gerar um tsunami transatlântico que atingiria todas as Américas, caso houvesse uma erupção explosiva. No Brasil, a onda atingira toda a costa, mas a principal região afetada seria a Nordeste.

Tsunamis causados pelos vulcões das Ilhas Canárias são considerados eventos extremamente raros. Ainda assim, geólogos como o brasileiro Mauro Gustavo Reese Filho, defendem a necessidade de o governo criar protocolos de evacuação, caso a hipótese um dia se realize.

Leia também1 Vulcão capaz de gerar tsunami no Brasil entra em alerta
2 Web reage à possibilidade de tsunami no Brasil com memes
3 Terra tem anomalia no campo magnético e preocupa cientistas
4 Cientistas ensinam vacas a usar banheiro para preservar o clima
5 Empresa investe R$ 80 milhões para ressuscitar mamute extinto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.