Leia também:
X Bíblia de Whitney Houston é vendida por 95 mil euros

Vulcão: Filha de pastor fala da morte do pai e de 17 parentes

O pastor Camilo Pamal morreu abraçado ao púlpito na Guatemala

Ana Luiza Menezes - 07/06/2018 16h48 | atualizado em 07/06/2018 17h53

Nesta quarta-feira (6), Enma Pamal falou sobre sua tristeza após ter perdido 18 parentes por causa do Vulcão de Fogo. Ela é a filha do pastor cujo corpo foi encontrado no altar de uma igreja no vilarejo de El Rodeo, na cidade de San Miguel Los Lotes, na Guatemala.

Enma reside na Califórnia, nos Estados Unidos, com outros dois irmãos, e contou que viu sua família pela última vez há dois meses quando esteve na Guatemala para celebrar os 50 anos de casamento de seus pais. Na ocasião, ela prometeu que os levaria para visitar a cidade norte-americana de Los Angeles, mas seu sonho foi interrompido quando no último fim de semana o vulcão entrou em erupção, dizimando parte de sua família, além de muitas outras vidas no país.

– O lugar onde eles viviam era uma cidade bem pequena, e todos estão mortos. E eu não vou voltar a ver meus pais e minha família. Se foram 18 deles. Tento aceitar, mas não consigo – disse ela em lágrimas para o programa de TV Primer Impacto.

No último domingo (3), a família dela tinha feito contato por telefone, informando que a tragédia estava chegando.

Ao todo, sua família tinha 44 membros residentes na região. Uma das irmãs dela, morreu a poucos dias de dar à luz a uma criança.

Segundo Enma, os sobreviventes de sua família também encontraram dificuldades para permanecer vivos ao se verem sem comida, sem nada.

– Eles levaram dias sem comer, sem tomar banho, sem dormir e sequer puderam trocar de roupa. Eles não receberam nenhum apoio do governo da Guatemala – relatou.

A notícia sobre o pastor encontrado morto abraçado ao púlpito ganhou destaque na imprensa internacional. Camilo foi encontrado soterrado na Igreja Missionária da Comunidade de El Rodeo.

A cidade onde a família de Enma vivia está entre as mais afetadas pelas nuvens de gases letais que desintegraram qualquer matéria viva. A região está sendo chamada de “zona zero” por ter sido totalmente apagada do mapa em função do cataclisma.

Outro fato que tem chamado a atenção é a união das igrejas do país, que estão totalmente mobilizadas para ajudar a população.

CAMPANHA
Além das entrevistas concedidas à imprensa, Enma criou uma conta no site Go Fund Me a fim de arrecadar a quantia necessária para voltar ao seu país e enterrar sua família, embora os corpos de dois membros ainda estejam desaparecidos.

– Por causa da erupção do vulcão, toda a minha comunidade ficou sepultada completamente e membros da minha família morreram queimados. Falta recuperar o corpo da minha mãe, que hoje completaria 65 anos, e o corpo da minha irmã Liz. Somente sobreviveram um irmão e quatro irmãs que viviam no local. Agora, eu e meus irmãos Carlos e Adolfo, que vivemos em Los Angeles devemos buscar fundos econômicos para enterrar nossos mortos e cuidar do futuro dos que sobraram – declarou ela.

Leia também1 Aline Barros sobre o Vulcão de Fogo: "A igreja se mobilizou"
2 Quase 200 pessoas seguem desaparecidas após erupção
3 Mundo: Cinzas do Vulcão de Fogo podem chegar ao México

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.