Leia também:
X Covid: OMS diz trabalhar com o Brasil e conversar com Queiroga

Vulcão caribenho sofre erupção e população é deslocada

Ilha de São Vicente e Granadinas está em alerta vermelho e milhares de moradores deixaram o local

Pleno.News - 09/04/2021 13h47 | atualizado em 09/04/2021 13h51

O vulcão La Soufriere, em São Vicente e Granadinas, entrou em erupção nesta sexta-feira (9) e começou a liberar nuvens de fumaça, cinzas e vapor, informou a Organização Nacional de Gerenciamento de Emergências (Nemo, na sigla em inglês).

As cinzas chegaram até o Aeroporto Internacional de Argyle, localizado a 19 quilômetros do vulcão.

São Vicente e Granadinas não registra nenhuma atividade vulcânica significativa desde 1979 e a maior erupção do La Soufriere foi em 1902, deixando mais de 1 mil vítimas.

Através de sua conta oficial no Twitter, a Nemo pediu aos habitantes do nordeste e noroeste da ilha que deixem a área “imediatamente”.

A Unidade de Pesquisa Sísmica (SRU) da Universidade das Índias Orientais (UWI, na sigla em inglês), em Trinidad e Tobago, responsável pelo auxílio no monitoramento da erupção explosiva, afirmou que a atividade teve início às 8h41 (horário local, 9h41 de Brasília).

A coluna de fumaça pode ser vista do sul da ilha de Santa Lúcia, o país mais próximo de São Vicente e Granadinas, e que está pronto para receber evacuados.

Através de balsas, milhares de moradores deixaram o país caribenho hoje. Além disso, vários navios de cruzeiro devem transferir mais pessoas que residem nas proximidades do vulcão, em perigo de erupção.

A estimativa é que entre 15 mil e 16 mil residem nas proximidades do La Soufriere e, de acordo com o Nemo, outros moradores estão sendo alojados em abrigos.

As ilhas de Santa Lúcia, Dominica, Grenada, Barbados e Antígua também se ofereceram para hospedar os cidadãos de São Vicente e Granadinas.

Devido à pandemia da Covid-19, as autoridades de saúde locais disseram que os evacuados devem ser vacinados no caso de serem transferidos em navios de cruzeiro para outros países.

A ilha de São Vicente, onde fica o vulcão, está em estado de alerta vermelho.

*EFE

Leia também1 Covid: OMS diz trabalhar com o Brasil e conversar com Queiroga
2 A 100 dias da Olimpíada, Japão reforça medidas contra a Covid
3 Morre o príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth, aos 99 anos
4 "Inspirou jovens", declara Boris Johnson sobre o príncipe Philip
5 Biden pode retomar construção de muro do governo Trump

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.