Vladimir Putin convida Lula para visitar a Rússia
Chamado foi feito em reunião com o chefe da Assessoria Especial da Presidência da República
Pleno.News - 04/04/2023 09h51 | atualizado em 04/04/2023 10h59
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado por seu homólogo russo, Vladimir Putin, para visitar a Rússia, segundo anunciou o Kremlin nesta terça-feira (4). O convite foi feito por Putin na semana passada em reunião com o chefe da Assessoria Especial da Presidência da República brasileira, Celso Amorim, detalhou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em sua entrevista coletiva diária.
Amorim destacou na véspera, ao comentar o encontro com o presidente russo, que não há “solução mágica” para o conflito na Ucrânia.
– Não há solução mágica. Mas haverá um momento em que, de um lado ou de outro, surgirá uma percepção de que o custo da guerra, não só o custo político, mas humano e econômico, será maior que o custo das concessões necessárias para a paz – declarou o assessor especial do presidente Lula à emissora CNN Brasil.
Amorim se encontrou com Putin em Moscou, na última quinta-feira (30), em uma reunião não anunciada.
Segundo o ex-chanceler, o “momento” de negociar a paz “ainda não chegou, mas pode chegar mais rápido do que se pensa” e, nesse sentido, “a existência de um grupo de países ‘neutros’ — nisso é necessário colocar aspas — pode ajudar”.
Amorim lembrou ainda que Lula conversou por telefone sobre a guerra com os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da França, Emmanuel Macron, e em Brasília com o chanceler alemão, Olaf Scholz, porque “se queremos ter alguma atuação, precisamos falar com todos”.
No último mês de março, Lula chegou a dizer que não visitaria nem a Rússia, nem a Ucrânia, devido às hostilidades em andamento, mas prometeu manter seu compromisso de contribuir para a paz.
*EFE
Leia também1 Secretário de Segurança de Buenos Aires é agredido; assista
2 EUA: Donald Trump viaja a Nova Iorque para audiência
3 Após conversão, modelo decide remover tatuagem de Baphomet
4 Avó é presa após morte da neta que ficou trancada em carro
5 EUA: Em Utah, pai quer proibir Bíblia nas escolas; entenda