Leia também:
X China multa empresas por violação de lei antimonopólio

‘Vitimização’, diz Camargo sobre Dia da Consciência Negra

Para presidente da Palmares, data reforça divisões no país

Thamirys Andrade - 20/11/2021 14h37 | atualizado em 20/11/2021 15h00

Sérgio Camargo Foto: Estadão Conteúdo/Gabriela Biló

Neste sábado (20), data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, usou o Twitter para tecer críticas à efeméride. Em sua avaliação, a data reforça divisões no país, e devia ser chamada de “Dia do Culto ao Ressentimento pelo Passado”.

– Sugestões para dar credibilidade à data, já que consciência não tem cor: Dia da Mente Negra Escravizada pela Esquerda, ou Dia do Culto ao Ressentimento pelo Passado. Opcionalmente, Dia da Vitimização do Negro. Considerem também Dia de Luta pela Divisão Racial do Povo. Por nada – declarou nas redes sociais.

O dia 20 de novembro foi escolhido para a efeméride pois é também o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do maior quilombo do período colonial para onde negros fugiam da escravidão.

Para Sérgio Camargo, a memória a Zumbi desperta sentimentos de revanchismo histórico. Ele defende que sejam honradas outras figuras históricas, como André Rebouças, um dos principais articuladores abolicionistas.

– Por que Zumbi, se podemos ter como herói o brilhante engenheiro, abolicionista e monarquista André Rebouças? Más escolhas despertam maus sentimentos e promovem causas deletérias: raiva, ressentimento, revanchismo histórico e divisão racial – escreveu Camargo.

No último domingo (14), Camargo também propôs mudar o nome da instituição Palmares para Fundação Princesa Isabel.

– A Princesa Isabel será homenageada por mim e Dom Bertrand, no evento conservador de Florianópolis. Defendo que o nome da Palmares seja alterado para Fundação Princesa Isabel. De qualquer forma, a imagem dela será destacada na nova sede da instituição, que logo será reformada – assinalou, em publicação no Twitter.

Leia também1 Lula, em Madri: "A extrema-direita está nos desafiando"
2 Governo reduz impostos sobre importação de absorventes
3 Gilmar e Lewandowski votam por desbloquear bens de Lula
4 À Justiça, Inep diz que suposta interferência no Enem é 'ilação'
5 Mourão diz que avalia salto no desmatamento na Amazônia Legal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.