Leia também:
X México confirma o assassinato de três líderes cristãos

Vírus do Ebola atinge área urbana de país africano

Surto foi detectado em uma das maiores cidades da República Democrática do Congo

Ana Luiza Menezes - 17/05/2018 17h53

Vírus do Ebola atingiu uma das maiores cidades do país Foto: Reprodução/ Instagram

A chegada do vírus do Ebola a Mbandaka, uma das maiores cidades da República Democrática do Congo, deixou o país em estado de alerta. O surto da doença já havia sido detectado em áreas remotas e rurais, causando 23 mortes, porém ainda dava esperança às autoridades para um possível isolamento para evitar uma epidemia.

Nesta quarta-feira (16), a Organização Mundial de Saúde (OMS) enviou as primeiras vacinas experimentais contra o Ebola para o país. Mas agora há a preocupação de que os esforços atuais não consigam conter a proliferação do vírus.

A cidade de Mbandaka está localizada às margens do rio Congo, uma das principais vias de transporte de carga e passageiros para a capital, Kinshasa. O país vizinho, Congo, fica na outra margem.

– Desde o anúncio do alerta em Mbandaka, nossos epidemiologistas trabalham no local para identificar as pessoas que estiveram em contato com casos suspeitos – disse o ministro congolês da Saúde, Oly Ilunga Kalenga.

Segundo Kalenga, as autoridades intensificarão o rastreamento dessas pessoas em todas as rotas de transporte aéreo, fluvial e terrestre em torno da cidade para que o vírus não se alastre.

Esta é a nona ocorrência de ebola na República Democrática do Congo desde a primeira aparição que aconteceu próximo ao rio Ebola, no norte do país, nos anos 70.

Leia também1 Veja famosos que alegram o dia de pacientes de hospitais
2 México confirma o assassinato de três líderes cristãos
3 OMS se prepara para pior surto de ebola da história

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.