Leia também:
X Papa faz apelo à imprensa contra “guerra das palavras”, em coletiva

Vieira diz não ver problema em foto de Lula com autocratas

Chanceler brasileiro negou constrangimento diplomático

Thamirys Andrade - 12/05/2025 10h41 | atualizado em 12/05/2025 13h46

Ministro Mauro Vieira Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, descartou que as fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado de 19 líderes autocratas na Rússia possa trazer problemas para a imagem do líder brasileiro. O chefe do Itamaraty defendeu que o petista apenas representava o Brasil na comemoração da vitória dos russos na luta contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.

Vieira avaliou que não houve nenhum constrangimento diplomático na ocasião e que o resultado da viagem foi “positivo”. Ele ainda frisou que o Brasil possui sólidas relações comerciais e diplomáticas com a Rússia.

A foto controversa foi registrada na última sexta-feira (10), durante desfile militar na Praça Vermelha, em Moscou, com equipamentos militares russos, incluindo alguns que foram usados para invadir o território ucraniano.

Na ocasião, o petista apareceu na tribuna de honra ao lado de um grupo de líderes autoritários, que ia desde velhos conhecidos dos brasileiros, como Xi Jinping, da China; Nicolás Maduro, da Venezuela; e Miguel Díaz-Canel, de Cuba; a autocratas mais distantes dos noticiários nacionais, como Emomali Rahmon, do Tajiquistão; Ibrahim Traoré, de Burkina Faso; Alexander Lukashenko, da Belarus; e Ilham Aliyev, do Azerbaijão.

A foto gerou críticas não apenas da oposição brasileira, que enxergou na viagem mais um erro da gestão petista, mas também irritou autoridades do governo ucraniano, que por meses tentaram levar Lula a Kiev, sem sucesso.

Lula ao lado de ditadores em cerimônia na Rússia Foto: EFE/EPA/GRIGORY SYSOEV / HOST PHOTO AGENCY RIA NOVOSTI

Leia também1 Lula diz que parceria entre Brasil e China é "indestrutível"
2 Bolsonaro sobre mães presas pelo 8/1: "Não é justiça, é vingança"
3 Câmara cobrará Lewandowski por não classificar PCC de terrorista
4 Queda de taxas entre China e EUA entrará em vigor na quarta-feira
5 Roberto Jefferson deixa hospital e já está em prisão domiciliar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.