Leia também:
X Zuckerberg diz acordar como se ‘tivesse levado soco no estômago’

Vídeo: “Torres gêmeas” de 30 andares são implodidas na Índia

Forças de segurança tiveram de evacuar cerca de 5 mil moradores

Thamirys Andrade - 28/08/2022 17h23 | atualizado em 29/08/2022 14h08

Vídeo: Torres gêmeas de 30 andares são implodidas na Índia Foto: Reprodução / Youtube / Euronews

Mais de 3,7 mil quilos de explosivos foram usados ​​para demolir em apenas nove segundos, neste domingo (28), dois enormes arranha-céus de 30 andares nas proximidades de Nova Délhi. A implosão gerou grande expectativa na Índia por estar localizado a poucos metros de vários edifícios residenciais.

Popularmente conhecidas como as torres gêmeas de Noida, uma cidade do norte perto da capital, atingiram uma altura de 103 e 97 metros respectivamente, e se tornaram os edifícios mais altos a serem demolidos na Índia, ultrapassando os 68 metros de um hotel que foi demolido no sul do país em 2020.

A proximidade dos arranha-céus com várias casas levou as forças de segurança a evacuar cerca de 5 mil moradores, além de cobrir os prédios ao redor com lonas e desviar o tráfego rodoviário e aéreo por meia hora antes da imensa nuvem de poeira provocada pela demolição surgir.

A polícia, que mobilizou 500 mil agentes no local, estabeleceu também uma zona de exclusão de 450 metros para evitar os perigos de uma demolição que deve ter gerado cerca de 55 mil toneladas de resíduos.

Tendo em conta os elevados níveis de contaminação que se esperavam atingir logo após a demolição, foi recomendado aos moradores nas proximidades o uso de máscaras em casa para se protegerem.

A demolição desses dois arranha-céus põe fim a uma longa batalha judicial de nove anos entre os moradores dos prédios vizinhos e a empresa responsável pela sua construção.

Segundo os moradores, as torres foram construídas em um local onde inicialmente foi planejado um jardim e um tribunal constatou ilegalidades nas aprovações, ordenando em 2014 a demolição das torres gêmeas no prazo de quatro meses.

No entanto, o caso teve que chegar ao Supremo Tribunal da Índia, que há um ano decretou sua demolição por violar os regulamentos de construção.

*EFE

Leia também1 Zuckerberg diz acordar como se 'tivesse levado soco no estômago'
2 Dois jornalistas são assassinados em estrada na Colômbia
3 Campanha na França diz que "homem pode engravidar"
4 Papa Francisco elogia humildade de pontífice que renunciou
5 Violência: Jogador de futebol mata ex-namorada a marteladas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.