Vídeo mostra tanque israelense atingir prédio onde Sinwar estava
Número 1 do Hamas tentou se esconder em prédio localizado em Rafah
Thamirys Andrade - 18/10/2024 15h40 | atualizado em 22/10/2024 17h49
As Forças de Defesa de Israel (FDI) tornaram públicas novas imagens da operação que matou o principal chefe do braço armado do Hamas, Yahya Sinwar. Nas imagens aéreas, é possível ver o momento em que o tanque israelense, a alguns metros de distância, mira e dispara contra o prédio onde Sinwar estava escondido, em Rafah, na parte sul da Faixa de Gaza.
Em relato, as FDI descreveram a ação, dizendo que tropas da 828ª Brigada que opera na área de Tel al-Sultan, em Rafah, identificaram diversos suspeitos na área. Ao fazerem varreduras, encontraram terroristas, que atiraram contra eles e lançaram granadas. Os soldados, por sua vez, reagiram atingindo os soldados do Hamas, que se dispersaram em dois prédios na área adjacente.
– As tropas continuaram a sua atividade e varreduras na área para atingir os terroristas, e dispararam contra os edifícios com tanques, eliminando os terroristas. Durante as varreduras realizadas pelas tropas na manhã seguinte, o corpo do líder do Hamas, Yahya Sinwar, foi identificado – completaram as FDI.
Confira o momento em que o tanque israelense atira contra o edifício onde estava Sinwar:
El tanque de las FDI dispara hacia la ubicación de Sinwar. #Israel #sinwar #hamas pic.twitter.com/zDFhKBzz60
— Centro Mando Israel (@ctromandoisrael) October 18, 2024
As FDI acreditam que Sinwar sobreviveu ao ataque do tanque, mas acabou morto em confronto com as tropas israelenses logo em seguida.
Vale lembrar que, nesta quinta-feira (17), Israel já havia divulgado outro vídeo, que mostra o momento em que um drone israelense encontra Sinwar ferido, sentado em uma poltrona dentro do prédio. Ele chegou a atirar um pedaço de madeira contra o drone, mas não conseguiu atingir o equipamento.
Sinwar é a mente por trás do atentado terrorista de 7 de outubro de 2023 no território israelense, que deixou 1.200 mortos, 3 mil feridos e cerca de 250 reféns levados para Gaza, além de ter desencadeado a guerra atual.
Leia também1 Israel mata líder do Hezbollah em ataque no sul do Líbano
2 Hamas confirma morte de Yahya Sinwar e fala em vingança
3 Israel divulga vídeo do momento anterior à morte de Sinwar
4 Secretário-geral da Otan: Não sentirei falta de líder do Hamas
5 Tia pede liberdade dos irmãos Menendez: "Crueldade"