Leia também:
X Otan fala em “consequências graves” se China ajudar Rússia

Viciado em cigarro eletrônico, jovem tinha “pulmão de idoso”

Órgão do rapaz colapsou mais de uma vez

Mayara Macedo - 05/04/2023 15h32 | atualizado em 05/04/2023 16h59

Draven Hatfield Foto: Reprodução/Instagram

Um jovem de 19 anos que era viciado em vape – um tipo de cigarro eletrônico – precisou passar por uma cirurgia devido a problemas nos pulmões. Os médicos que atenderam Draven Hatfield afirmaram que os órgãos do rapaz pareciam de um “homem que fumava três maços de cigarros por dia há pelo menos 30 anos”. O caso aconteceu em West Virginia, nos Estados Unidos.

Draven começou a fumar vape quando tinha apenas 13 anos. Ele usava o item todos os dias e, aos 19 anos, passou a fumar apenas aos finais de semana. A primeira vez que o jovem precisou buscar ajuda médica foi aos 13 anos, após sentir dores no peito e cãibras. Na ocasião, foi constatado que os pulmões de Draven estavam com bolhas de ar e entrando em colapso.

Em 2021, Draven decidiu parar de usar vape por entender que sua saúde estava sendo prejudicada por causa do cigarro eletrônico.

– Eu apenas senti um pequeno estalo e, como já havia passado por isso, eu sabia o que era. Estava respirando de forma diferente e toda vez que eu engolia, sentia um pequeno beliscão no meu lado – afirmou o jovem.

Mesmo mudando seus hábitos, os pulmões de Draven voltaram a colapsar em fevereiro deste ano e o garoto precisou operar. Atualmente, ele ainda sofre com dores no peito, mas está se recuperando e faz campanhas para conscientizar as pessoas sobre o uso do vape.

– Fiquei muito chateado. Achei que vaporizar era melhor do que fumar e estava preocupado com meu futuro. Eu estava muito assustado. Isso me fez perceber o quão perigoso o vaping pode ser – finalizou.

De acordo com a Resolução nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, entre eles o cigarro eletrônico.

Leia também1 Otan fala em "consequências graves" se China ajudar Rússia
2 Campanha de Trump vende camisas com termo "inocente"
3 Cúpula amazônica em Belém pode receber Macron
4 Donald Trump faz discurso após se entregar à Justiça de NY
5 No Tribunal de NY, Donald Trump se declara inocente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.