Leia também:
X Por falta de traje, Nasa cancela caminhada espacial feminina

Venezuela segue sem luz e governo suspende atividades

Centros de trabalho e escolas tiveram que parar por causa do blecaute

Jade Nunes - 26/03/2019 12h04 | atualizado em 26/03/2019 12h19

Novo apagão atinge a Venezuela Foto: EFE/Rayner Peña

O governo da Venezuela anunciou nesta terça-feira (26) a suspensão das atividades em centros de trabalho e escolas por causa do blecaute que começou na noite de segunda-feira e que ainda persiste em todo país.

– O Governo Nacional decidiu suspender por 24 horas as atividades trabalhistas e educativas em todo o país – indicou o ministro de Comunicação Jorge Rodríguez.

Rodríguez acrescentou que o governo faz “desde o mesmo momento dos ataques” todo o esforço “para restituir, o mais breve possível, o serviço elétrico em todo o território nacional”.

A Venezuela permanece sem luz após os dois blecautes que ocorreram na segunda-feira, os quais o governo de Maduro atribuiu a ataques contra o sistema elétrico.

O último corte de luz aconteceu às 21h50 local (22h50 em Brasília) e ainda continua em todo o país sem que até o momento haja informações oficiais sobre seu alcance.

Rodríguez indicou na noite da segunda-feira que este corte de fornecimento aconteceu por “um ataque de magnitude no pátio dos transformadores da usina hidrelétrica Guri” que “gerou uma queda da transmissão das linhas muito importantes” que são distribuídas desde a principal usina do país.

O presidente do Parlamento, Juan Guaidó, reconhecido como presidente encarregado da Venezuela por mais de 50 países, reagiu responsabilizando o regime de Nicolás Maduro.

– Mentem para não assumir a responsabilidade nesta crise homicida. E, além disso, estão pondo em risco o pouco que resta de pé da infraestrutura elétrica nacional – disse Guaidó na rede social Twitter.

Há duas semanas, o governo garantiu que o blecaute do dia 7 ocorreu devido a uma sabotagem à sala de controles da usina hidrelétrica de Guri, afirmando, além disso, que tinha ocorrido ataques “eletromagnéticos” contra o sistema elétrico.

A oposição venezuelana afirma que o governo de Maduro é o responsável pelas falhas no sistema e apontou que a inaptidão e a má gestão dos milionários recursos destinados ao setor elétrico são as causas reais destes cortes.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Guaidó acusa Maduro por novo blecaute na Venezuela
2 EUA tomarão atitude após ações russas na Venezuela
3 Peru: Desmoronamento de igreja evangélica deixa mortos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.