Leia também:
X França anuncia vacinação obrigatória para profissionais de saúde

Venezuela acusa Brasil de apoiar “ataques de mercenários”

Mensagem foi uma resposta às críticas do governo de Bolsonaro à prisão de Guevara e a atos de "intimidação" contra Juan Guaidó

Pleno.News - 13/07/2021 09h42 | atualizado em 13/07/2021 10h18

Presidentes da Venezuela e do Brasil, Nicolás Maduro e Jair Bolsonaro Foto: Colagem Pleno.News

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, acusou o governo do Brasil de apoiar “ataques de mercenários” contra seu país.

A declaração foi feita depois de o governo brasileiro ter criticado a prisão do ex-deputado opositor Freddy Guevara, aliado de Juan Guaidó, ex-presidente do Parlamento e autoproclamado chefe do governo venezuelano.

– A antidiplomacia sequestrou a Chancelaria do Brasil. Apoia os ataques de mercenários contra a Venezuela, dá refúgio a militares que geraram violência no estado de Bolívar. Hoje se soma ao show dos violentos. Parece que [o ex-chanceler] Ernesto Araújo ainda é o ministro das Relações Exteriores – disse Arreaza no Twitter.

A mensagem foi uma resposta às críticas do governo de Jair Bolsonaro à prisão de Guevara e a atos de “intimidação” contra Juan Guaidó, líder opositor que o Brasil, junto com outros países, reconhece como presidente interino da Venezuela.

Mais cedo, a Colômbia também se manifestou contra a prisão de Guevara, e Arreaza respondeu de forma semelhante.

– Não é surpreendente que o governo colombiano apoie terroristas venezuelanos e venezuelanos violentos. A Colômbia tem se envolvido em todas as ações contra a paz da Venezuela e de outros povos. Ela exporta mercenários, financia assassinatos e atos de comoção política e social – afirmou Arreaza.

Guevara, que foi acusado de instigar os protestos contra o governo de Nicolás Maduro em 2017, foi indultado por decreto presidencial em 31 de agosto do ano passado. Em 9 de setembro, ele deixou a Embaixada do Chile em Caracas, onde se refugiou em 4 de novembro de 2017 após ser acusado de promover as manifestações.

*EFE

Leia também1 França anuncia vacinação obrigatória para profissionais de saúde
2 Bill Gates fará doação bilionária para iniciativas de igualdade de gênero
3 O que está acontecendo em Cuba: Entenda os protestos
4 Organização denuncia agressões a jornalistas em Cuba e corte de internet
5 Incêndio florestal nos EUA já devastou quase 36,4 mil hectares

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.