Leia também:
X Cyril Ramaphosa assume presidência da África do Sul

Veja 10 fatos que aconteceram durante o carnaval

Polêmica causada por Segovia e união das Coreias são alguns dos destaques

Jade Nunes - 15/02/2018 10h22 | atualizado em 15/02/2018 11h17

Fala de Segovia causou polêmica Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

O feriado foi agitado no Brasil e no mundo. Por aqui, o episódio com o diretor da Polícia Federal foi um dos mais polêmicos. No exterior, o clima amistoso entre as Coreias durante a Olimpíada de Inverno chamou a atenção. Confira dez fatos importantes que aconteceram durante o carnaval.

1. Entrevista polêmica
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, deu uma entrevista à Reuters, publicada na sexta-feira (9) à noite, e causou desconforto no meio político. Segovia disse que não há indícios de crime contra Temer no inquérito que investiga se o presidente recebeu propina para favorecer uma empresa do setor de portos. De acordo com o diretor da PF, a tendência é de que o caso seja arquivado.

As afirmações não repercutiram bem. O ministro Luís Roberto Barroso, que cuida do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou explicações. Os delegados da PF que atuam na Lava Jato também reagiram à fala de Segovia. O diretor da PF ligou para Barroso, argumentou que foi mal interpretado e marcou uma reunião com o ministro para o próximo dia 19.

2. Violência no Rio de Janeiro
O feriado no Rio foi de assaltos, arrastões e tiroteios. O governador Luiz Fernando Pezão chegou a admitir, em entrevista à TV Globo, que houve falha no planejamento da segurança.

– Não estávamos preparados. Houve uma falha nos dois primeiros dias, e depois a gente reforçou aquele policiamento. Mas eu acho que houve um erro nosso – afirmou Pezão.

3. Ataque nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, um jovem invadiu uma escola na Flórida nesta quarta-feira (14), atirou e matou 17 pessoas. Ele foi preso e identificado como Nicolas Cruz. O rapaz tem 19 anos, foi expulso do colégio e agiu sozinho. Dois estudantes brasileiros conseguiram escapar.

4. Tragédia aérea
Um avião com 71 pessoas caiu em Moscou, na Rússia, no último domingo (11). Todos os passageiros e tripulantes morreram. A causa do acidente ainda está sendo investigada.

5. Coreias

O aperto de mãos entre o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-Un, que aconteceu durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno em Pyeongchang, se tornou histórico. As delegações dos dois países entraram juntas na abertura, sob a mesma bandeira.

6. Olimpíada de Inverno
A Olímpiada de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, começou na última sexta (9) e vai até 25 de fevereiro. O Brasil tem dez atletas representantes. Eles disputam em cinco esportes.

7. África do Sul
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, renunciou nesta quarta-feira (14) após ser pressionado pelo próprio partido, o Congresso Nacional Africano. No poder desde 2009, Zuma é uma figura importante da luta contra o apartheid, mas nos últimos anos acumulou cerca de 800 acusações por corrupção.

8. Lula
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou provisoriamente, na sexta-feira (9), um pedido da defesa de Lula para evitar a prisão do ex-presidente. Fachin encaminhou o caso para decisão do plenário. Lula foi condenado na 2ª instância a 12 anos e 1 mês de prisão. Ele pode ser preso após o julgamento de recurso no TRF-4, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

9. TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que um candidato poderá financiar toda sua campanha nas eleições de 2017 com recursos próprios.

10. A nora de Trump
Vanessa Trump, esposa de Donald Trump Jr., foi levada para um hospital de Manhattan nesta segunda-feira (12), depois que uma carta suspeita contendo uma substância não identificada foi enviada para o apartamento dela.

Leia também1 Filha de vítima do carnaval 2017 critica vice-campeã
2 Temporal durante madrugada causa transtornos no Rio
3 Filho de prefeito é preso por dirigir bêbado em Alagoas

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.