Leia também:
X Coronavírus: Portugal vive primeiro dia sem mortes

Vaticano se pronuncia sobre saúde de Bento XVI

Nesta segunda-feira, jornal alemão informou que o papa emérito está gravemente doente

Pleno.News - 03/08/2020 15h36 | atualizado em 03/08/2020 15h38

Vaticano afirma que estado de saúde de Bento XVI não preocupa Foto: EFE/Vincenzo Pinto

As condições de saúde do papa emérito Bento XVI não são “particularmente preocupantes”, garantiu nesta segunda-feira (3) o Vaticano, após saber que ele sofre de herpes no rosto, o que enfatizou, ser “doloroso, mas não grave”.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, transmitiu a explicação do secretário pessoal de Joseph Ratzinger, monsenhor Geor Ganswein. Segundo ele, “as condições de saúde do papa emérito não representam uma preocupação em particular”.

– Eles são os de um homem de 93 anos que está superando a fase mais aguda de uma doença dolorosa, mas não grave – disse ele.

Nesta segunda-feira, o jornal alemão Passauer Neue Presse informou que Bento XVI estava gravemente doente com uma infecção no rosto por herpes zóster, citando seu biógrafo, Peter Seewald.

Ele explicou que o papa emérito vem sofrendo com essa doença desde que regressou a Roma, no final de junho, após ter viajado para Regensburg com o objetivo de se despedir de seu irmão, arcebispo Georg Ratzinger, de quem ele era muito próximo e morreu no dia 1º de junho.

Bento XVI Foto: Reprodução /Euronews

Segundo Seewald, que deu a Joseph Ratzinger sua biografia no último sábado, o papa emérito está em um estado extremamente delicado, apesar de mostrar otimismo em sua reunião, mesmo com sua doença, acrescentou o jornal.

Seewald afirmou ainda que Bento XVI raciocina e mantém sua memória, embora sua voz seja praticamente imperceptível, e que o papa Emérito declarou que, se ele recuperar suas forças, poderá escrever algumas linhas novamente.

O biógrafo especificou que o testamento espiritual de Bento XVI já está escrito e será tornado público após sua morte e que ele até escolheu o túmulo antigo de seu antecessor, João Paulo II, para descansar na cripta da Basílica de São Pedro.

Seewald e Bento XVI publicaram em conjunto quatro livros de entrevistas com uma circulação internacional de cerca de três milhões de cópias.

Bento XVI renunciou ao papado em fevereiro de 2013, uma decisão histórica, e desde então reside no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 China ameaça retirar guarda de filhos de famílias cristãs
2 4 razões pelas quais os cristãos são odiados e perseguidos
3 Cristãos revelam os horrores das torturas 'pela fé' na China

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.