Leia também:
X EUA: Ao menos 13 estados já irão derrubar o “direito ao aborto”

Vaticano diz que decisão sobre aborto “interpela mundo inteiro”

Academia Pontifícia para a Vida emitiu comunicado sobre decisão da Suprema Corte dos EUA

Pleno.News - 24/06/2022 18h28 | atualizado em 24/06/2022 19h51

Vaticano afirma que decisão sobre aborto nos EUA “interpela o mundo inteiro” Foto: Pixabay

Nesta sexta-feira (24), a Academia Pontifícia para a Vida afirmou que a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de anular a proteção do direito ao aborto é uma questão que “interpela o mundo inteiro”. A academia apontou ainda que há necessidade de reabrir um debate sobre a proteção da vida em uma sociedade.

– A decisão do tribunal mostra como a questão do aborto continua a provocar um acalorado debate. O fato de um grande país com uma longa tradição democrática ter mudado a sua posição sobre esta questão também interpela o mundo inteiro. A proteção e defesa da vida humana não é uma questão que possa se limitar ao exercício dos direitos individuais, mas é uma questão de amplo significado social – disse a Academia Pontifícia, em comunicado.

Após essa decisão, o mundo deve “reabrir um debate não ideológico sobre o lugar da proteção da vida em uma sociedade civil”, a fim de se perguntar “que tipo de coexistência e sociedade” quer construir.

– Isto significa também assegurar uma educação sexual adequada, garantir cuidados de saúde acessíveis a todos, e preparar medidas legislativas para proteger a família e a maternidade, superando as desigualdades existentes – diz a nota.

O presidente da Academia Pontifícia para a Vida, Vincenzo Paglia, explicou que “diante de uma sociedade ocidental que está perdendo a sua paixão pela vida, esse acontecimento é um convite poderoso para refletir em conjunto sobre a questão séria e urgente da generatividade humana e das condições que a tornam possível”.

– Ao escolher a vida, está em jogo a nossa responsabilidade pelo futuro da humanidade. É tempo para curar feridas e reparar divisões sociais, é tempo para a reflexão fundamentada e o diálogo civil, e para nos unirmos para construir uma sociedade e uma economia que apoie casamentos e famílias – completou a declaração.

A Suprema Corte dos EUA anulou nesta sexta-feira a proteção do direito ao aborto que estava em vigor nos Estados Unidos desde 1973. A decisão histórica permitirá que cada estado decida se mantém ou proíbe esse direito reprodutivo.

Kentucky, Louisiana e Dakota do Sul já proibiram a interrupção da gravidez nesta sexta, assim que a decisão foi anunciada, enquanto outros 23 estados podem fazer o mesmo, em curto prazo.

*EFE

Leia também1 EUA: Ao menos 13 estados já irão derrubar o "direito ao aborto"
2 Contrariado, Biden defende que direito ao aborto vire lei nos EUA
3 Trump sobre revogação do aborto: "Deus tomou a decisão"
4 Biden culpa juízes indicados por Trump por decisão sobre aborto
5 EUA: Após 49 anos, Suprema Corte derruba direito ao aborto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.