Leia também:
X Gabinete do premiê espanhol conta com 60% de mulheres

Vaticano afasta mais um padre chileno por pedofilia

Ramón Iturra foi acusado por crimes cometidos entre os anos de 1987 e 1988

Camille Dornelles - 07/06/2018 09h57

Vaticano afasta mais um padre por pedofilia Foto: Wikimedia

O Vaticano informou, nesta quarta-feira (6), que afastou o padre chileno Ramón Iturra, da localidade de Constituición, por acusações de pedofilia. Ele estava sendo investigado pela Santa Sé, que julgou verdadeiras as acusações feitas contra o sacerdote.

– (O Vaticano) ordena medida cautelar, que é a proibição de exercer publicamente o Ministério Sacerdotal, até a sentença definitiva – decretou o comunicado emitido pela Igreja.

Iturra foi acusado por seu então ajudante Cristián Alcaíno. Ele afirma ter sido abusado sexualmente quando tinha 11 anos. Alcaíno comunicou o caso à Diocese de Linares no ano passado e o Vaticano teve conhecimento em junho de 2017.

O Vaticano também pediu para que se ampliem as investigações contra Iturra em outras paróquias por onde passou. No mês passado, 34 bispos chilenos renunciaram a seus cargos após o padre Fernando Karadima ser acusado de pedofilia. Eles haviam sido culpados de encobrimento.

Em maio também foi condenado de acobertamento o ex-arcebispo de Adelaide, Philip Wilson. Ele encobriu casos de pedofilia do sacerdote James Fletcher, já falecido, e ficará dois anos na prisão.

Leia também1 Austrália condena arcebispo por omitir casos de pedofilia
2 Vaticano não confirma fala de papa a homossexual
3 Polícia investiga motorista de van escolar por pedofilia

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.