Leia também:
X Diamante rosa de 170 quilates é encontrado em Angola

Varíola dos macacos: OMS pede que gays reduzam parceiros

"Esse é um surto que pode ser parado", disse Tedros Adhanom, nesta quarta-feira

Pleno.News - 27/07/2022 21h42 | atualizado em 28/07/2022 11h46

Tedros Adhanom Foto: EFE/ Salvatore Di Nolfi

Nesta quarta-feira (27), a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou uma nova reunião para anunciar as medidas de controle contra a varíola dos macacos. Tedros Adhanom, diretor da OMS, fez recomendações e pediu que “homens que fazem sexo com homens” diminuam o número de parceiros, de relações sexuais e de exposição ao vírus. As informações são do Estadão.

– Esse é um surto que pode ser parado se os países e regiões se informarem, levarem o risco a sério e derem os passos necessários para impedir a transmissão e proteger os grupos vulneráveis. A melhor forma de fazer isso é diminuir o risco de exposições. Para homens que fazem sexo com homens, isso inclui, no momento, diminuir o número de parceiros sexuais, reconsiderar o sexo com novos parceiros e trocar detalhes de contato com os parceiros para possibilitar o acompanhamento, se necessário – declarou Adhanom.

Ainda de acordo com o diretor da OMS, “o estigma e a discriminação podem ser tão perigosos quanto qualquer vírus e alimentar o surto” da doença.

– O foco para todos os países deve ser engajar e empoderar as comunidades de homens que fazem sexo com homens para reduzir o risco de infecção e a transmissão contínua, oferecer cuidado aos infectados e resguardar os direitos humanos e a dignidade – falou.

Ele ressaltou que, apesar de, no momento, a doença se concentrar na comunidade de “homens que fazem sexo com homens”, qualquer pessoa exposta pode contrair varíola dos macacos.

– Por isso a OMS recomenda aos países que também cuidem de outros grupos vulneráveis, como crianças, gestantes e imunodeprimidos.

Tedros disse também que a OMS segue não recomendando a vacinação em massa contra a doença.

Segundo um estudo feito pela revista científica The New England Journal of Medicine, 95% dos casos atuais de varíolas dos macacos foram transmitidos por meio de contato sexual. A pesquisa foi feita em 16 países diferentes. Ela também mostrou que 98% dos infectados pertencem à comunidade HSH (homens que fazem sexo com homens).

Leia também1 OMS avalia classificar varíola dos macacos como IST
2 EUA têm o maior número de casos de varíola dos macacos
3 OMS: Varíola dos macacos no Brasil é "muito preocupante"
4 Varíola dos macacos é registrada em crianças nos EUA pela 1ª vez
5 Brasil negocia compra de vacina contra varíola dos macacos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.