Leia também:
X Rio: Paes quer aplicar 3ª dose da vacina contra Covid em idosos

Variante Delta reacende debate sobre uso de máscaras nos EUA

Cepa encontrada no Reino Unido já corresponde a 25% do total de casos de Covid-19 no país

Pleno.News - 01/07/2021 18h19 | atualizado em 01/07/2021 18h33

Uso de máscaras por vacinados será relaxado nos Estados Unidos Foto: EFE/EPA/Justin Lane

A variante Delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, responde atualmente por 25% dos novos casos de Covid-19 nos Estados Unidos, advertiu nesta quinta-feira (1º) a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Rochelle Walensky.

Em uma entrevista coletiva, Walensky declarou que a cepa é “hipertransmissível” e se tornou o segundo tipo mais prevalente nos EUA, atrás apenas da variante Alfa, encontrada pela primeira vez no Reino Unido.

O aumento dos casos de Covid-19 devido à variante Delta é preocupante em território americano, onde há um debate sobre a reintrodução do uso da máscara, depois que o condado de Los Angeles e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendaram a medida em lugares fechados. O conselho vale inclusive para quem já estiver vacinado, e isso foi anunciado, nas últimas horas, também pelo governador do Illinois, J.B. Pritzker.

A recomendação vai de encontro ao pensamento do epidemiologista chefe do governo dos EUA, Anthony Fauci. Em entrevista coletiva, ele afirmou que as pessoas que estão totalmente vacinadas têm um alto grau de proteção contra a nova variante.

– Portanto, não há necessidade de usar máscaras, seja em áreas internas ou ao ar livre – afirmou Fauci, concordando com as atuais diretrizes do CDC.

O epidemiologista-chefe do governo americano ponderou, entretanto, que as autoridades locais, como as do condado de Los Angeles e do estado de Illinois, têm total independência para tomar suas próprias decisões com base na situação de suas comunidades.

Tanto Fauci quanto Walensky disseram que a melhor maneira de lidar com a variante Delta é continuar com a vacinação nos EUA.

– Aqueles que não são vacinados correm maior risco. Precisamos continuar aplicando as vacinas, que são gratuitas e convenientes – insistiu o epidemiologista.

Walensky, por sua vez, destacou que existem cerca de mil comunidades nos Estados Unidos que têm taxas de vacinação de 30% ou menos, o que torna suas populações vulneráveis à Covid.

A variante Delta do coronavírus se espalhou por diferentes países e, com ela, perdura a preocupação com a propagação da pandemia, dada sua alta capacidade de transmissão.

*EFE

Leia também1 Desconfiados sobre CoronaVac, dominicanos recebem 3ª dose
2 EUA não recomendarão máscara a vacinados, apesar da variante Delta
3 Variante Delta pode aumentar riscos de reinfecção pela Covid
4 Rio: Paes quer aplicar 3ª dose da vacina contra Covid em idosos
5 São Bernardo do Campo coloca no fim da fila quem escolhe vacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.