Leia também:
X Plenário de Oklahoma autoriza atropelamento de manifestantes

AstraZeneca não está ligada à trombose, diz agência europeia

AEM afirmou que imunizante não está associado ao aumento de casos de trombose

Pleno.News - 18/03/2021 13h50 | atualizado em 18/03/2021 14h44

Países da Europa suspenderam vacinação com AstraZeneca após suspeitarem de reações envolvendo coágulos sanguíneos Foto: Pixabay

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) afirmou nesta quinta-feira (18) que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca não tem relação direta com os casos de trombose registrados em diferentes países europeus após a aplicação do imunizante, o qual considerou seguro.

A diretora executiva da EMA, Emer Cooke, declarou que os especialistas da agência chegaram a uma “clara conclusão científica” de que esta vacina está “beneficiando e protegendo” os cidadãos contra a covid-19 e “não está associada ao aumento de casos” de trombose.

A EMA incluirá uma advertência na informação do produto para que os médicos sejam alertados ao analisarem o prospecto da vacina.

De acordo com a agência, os especialistas concluíram após duas semanas de análises que a vacina da AstraZeneca é “segura e eficaz”, mas ressaltou que não pôde descartar totalmente a relação com casos raros de trombose, o que continuará sendo investigado.

– A vacina pode estar associada a casos muito raros de coágulos de sangue relacionados com a queda do número de plaquetas – acrescentou a agência.

Cooke comentou que “não há risco geral” de problemas de coágulos na população que receber a vacina. Segundo ela, a EMA cumpriu sua “responsabilidade de determinar que os benefícios (da vacina da AstraZeneca ainda superam os riscos”. A EMA também não encontrou “evidência de problemas relacionados a lotes específicos da vacina ou locais de fabricação particulares”.

*EFE

Leia também1 Vacinados contra Covid-19 no Brasil chegam a 10,7 milhões
2 OMS: Benefícios da vacina da AstraZeneca superam os riscos
3 Fiocruz: Vacina de Oxford, até o momento, é segura e eficaz
4 Covid-19: Cientistas descobrem americano com superanticorpos
5 Jovem emociona web por tocar hino durante enterro da mãe

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.