Leia também:
X ‘Problema dos direitos humanos foi desaparecendo na Venezuela’

Uruguai trabalha plano piloto para permitir público em shows

Presidente Luis Lacalle Pou deu declarações nesta terça-feira

Pleno.News - 18/05/2021 16h32 | atualizado em 18/05/2021 17h02

Uruguai trabalha plano piloto para permitir entrada do público em shows Foto: Pexels

O governo do Uruguai está trabalhando na elaboração de um plano piloto por meio do qual as pessoas vacinadas contra a Covid-19 possam entrar em diferentes espetáculos e aqueles que não foram imunizados possam fazer um teste rápido para participar.

O fato foi explicado nesta terça-feira (18) pelo presidente do país, Luis Lacalle Pou, na saída de um dos eventos a que assistiu por ocasião da celebração do Dia Nacional do Exército e do 210º aniversário da Batalha das Pedras.

– Não é que a pessoa que não foi vacinada não possa entrar. Simplesmente, neste estudo que está sendo feito, quem não tiver as vacinas ou cumpriu o processo de imunização, terá que fazer um teste – frisou o presidente.

Lacalle Pou acrescentou que muitos organizadores de eventos e festas estarão “à frente deste processo” porque isso significará mais público; ao mesmo tempo, ele acredita que isso dará ao Estado “a tranquilidade de saber que todos aqueles que se desloquem até o local estão se cuidando”.

De acordo com Lacalle Pou, a ideia é que as pessoas façam o teste em uma farmácia e que, ali mesmo, o resultado seja carregado em um sistema. Então, elas terão um prazo para assistir a um espetáculo.

O presidente uruguaio ressaltou que ainda não se sabe quando a medida será implementada, mas deixou claro que quanto antes, melhor.

Por outro lado, o mandatário destacou a importância do retorno progressivo às aulas no Uruguai e observou que algumas medidas que estão em vigor para conter o avanço da pandemia podem cessar.

Em consonância com isso, Lacalle Pou disse que, do seu ponto de vista, as academias deveriam reabrir suas portas porque “esporte é saúde”. No entanto, ressaltou que se trata de uma visão pessoal e que ele ainda não discutiu isso com o governo.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 'Problema dos direitos humanos foi desaparecendo na Venezuela'
2 EUA: Detentos poderão escolher; cadeira elétrica ou fuzilamento
3 Arranha-céu de 291 metros é esvaziado na China após tremer
4 Entenda a importância da Lua de Sangue para os cristãos
5 EUA defendem diplomacia para acabar com violência em Gaza

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.