Leia também:
X Fotos: Confira como foi o dia da população na Ucrânia

Ucrânia anuncia ter distribuído 10 mil fuzis a cidadãos

País tentar armar população para enfrentar os militares russos

Gabriela Doria - 24/02/2022 22h01 | atualizado em 25/02/2022 11h07

Cidadãos ucranianos estão sendo armados pelo governo Foto: EFE/EPA/Yuri Kochetkov

O Ministério do Interior da Ucrânia anunciou nesta quinta-feira (24) que distribuiu 10 mil fuzis automáticos a seus cidadãos em Kiev, capital do país. Nesta quarta (23), o presidente Volodymyr Zelensky assinou um decreto reconhecendo o estado de emergência e também de mobilização geral, o que permitiu que civis portassem armas.

Entre as medidas previstas no estado de mobilização estão a convocação de reservistas e recrutas aptos ao serviço militar, que devem se apresentar em postos do governo. O decreto também prevê a cooperação com autoridades estaduais e federais, além de iniciativa privada, que deve disponibilizar “edifícios, estruturas, terrenos, transportes e outros meios materiais e técnicos”.

Só neste primeiro dia de ataque, o governo ucraniano já confirmou a morte de 137 pessoas, além de 316 feridos. O Ministério da Defesa afirma ter registrado ao menos 203 atentados russos.

Mais cedo, a Rússia anunciou ter tomado o controle da região de Chernobyl, onde houve o acidente nuclear em uma usina radioativa, em 1986. Há relatos de bombardeios na região, e os ucranianos temem um novo desastre nuclear.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.