Leia também:
X Dorian pode ter deixado 3 mil desaparecidos nas Bahamas

Twitter suspende conta do ex-presidente cubano Raúl Castro

Rede social também bloqueou perfis da mídia estatal cubana

Ana Luiza Menezes - 12/09/2019 19h06

Raúl Castro Foto: EFE / Ernesto Mastrascusa / POOL

O Twitter suspendeu, nesta quinta-feira (12), as contas do ex-presidente cubano Raúl Castro e de uma de suas filhas, Mariela Castro, deputada e líder do movimento governista a favor dos direitos LGBT.

A medida foi adotada um dia antes de a rede social também bloquear os perfis da mídia estatal cubana. A suspensão das contas do jornal Granma, órgão do governante Partido Comunista de Cuba, do site Cubadebate, da emissora Radio Rebelde e do Canal Caribe aconteceu durante um discurso televisionado do presidente Miguel Díaz-Canel para informar sobre uma crise temporária de fornecimento de combustível.

O programa de TV Mesa Redonda, no qual Díaz-Canel falou aos cubanos, também foi suspenso. A medida permanece em vigor e afeta diretores e jornalistas desses veículos de imprensa.

No entanto, permanece ativa a conta do segundo maior jornal do país, Juventud Rebelde, assim como as do presidente; do ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez; da Chancelaria da ilha e o perfil oficial da presidência cubana.

A União de Jornalistas de Cuba (UPEC, na sigla em espanhol) reclamou, em comunicado divulgado nesta quinta-feira, do que chamou de “desaparecimento desses espaços para a expressão de ideias, em um ato de censura em massa a jornalistas, editores e veículos de imprensa.

– Exigimos que se restabeleçam imediatamente as contas bloqueadas que, em nenhum caso, violaram as políticas do Twitte, enquanto a plataforma pisa flagrantemente nos direitos dos comunicadores, os impede de exercer o seu trabalho e tenta amordaçar um fato informativo de primeira ordem no nosso país – ressaltou o texto.

Para a organização, que reúne os profissionais de veículos de imprensa oficiais, “não é a primeira vez que usuários cubanos do Twitter relatam problemas para acessar as contas e recebem mensagens de que foram bloqueadas e devem seguir o procedimento para recuperá-las”.

A UPEC destacou ainda “a massividade deste ato de guerra cibernética, obviamente planejado, que procura limitar a liberdade de expressão de instituições e cidadãos cubanos, e silenciar os líderes da Revolução”.

No discurso de quarta-feira, o presidente cubano admitiu que o país enfrenta uma crise “conjuntural” de diesel atribuída ao cerco dos Estados Unidos sobre os petroleiros e empresas para evitar a chegada de petróleo a Cuba.

Todos os veículos de imprensa tradicionais – imprensa escrita, rádio e televisão – de Cuba são estatais, mas nos últimos anos, com a tardia expansão da internet na ilha, surgiram plataformas de jornalismo independente que, além de informar de maneira mais crítica, reivindicam a liberdade de imprensa.

Várias dessas plataformas independentes já denunciaram que sofrem bloqueios intermitentes por parte das autoridades cubanas.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Dorian pode ter deixado 3 mil desaparecidos nas Bahamas
2 Nos EUA, Araújo diz que Brasil não está 'queimando floresta'
3 Promessa: Netanyahu diz que anexará parte da Cisjordânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.