Leia também:
X Alemanha enviará 3 bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia

Turquia vai às urnas, e pesquisas apontam derrota de Erdogan

Islamita está no poder há duas décadas

Pleno.News - 14/05/2023 14h42 | atualizado em 15/05/2023 16h46

Recep Tayyip Erdogan votando Foto: EFE/EPA/UMIT BEKTAS / POOL

Os colégios eleitorais na Turquia fecharam neste domingo (14) às 17h (horário local, 11h de Brasília), após nove horas de votação para eleger os 600 deputados do Parlamento e o novo presidente.

As pesquisas apontam para uma derrota, se bem que por pouca diferença, do atual mandatário, o islamita Recep Tayyip Erdogan, após duas décadas no poder.

O dia da eleição passou sem incidentes.

A junta central eleitoral informou que um membro de uma assembleia de voto morreu, e a oposição denunciou algumas irregularidades e suposta manipulação de votos.

Diferentes fontes e meios de comunicação informam que a participação será maior do que o habitual, em um país onde costuma ultrapassar os 80%.

Canan Kaftancioglu, presidente do partido social-democrata CHP, principal partido da oposição, garantiu, por exemplo, que em Istambul a participação pode chegar a 90%.

Cinco milhões de jovens, 8% do eleitorado, votaram pela primeira vez nestas eleições, e estudos demográficos indicam que a maioria optaria pela oposição.

PESQUISAS
As últimas pesquisas preveem uma vitória apertada do líder da oposição, o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu sobre Erdogan, embora seja possível que nenhum deles consiga a maioria absoluta neste primeiro turno das eleições presidenciais que evitaria um segundo turno em duas semanas.

Um terceiro candidato, o nacionalista Sinan Ogan, não obterá mais de 3%, o suficiente para subtrair aos dois candidatos com opções os votos necessários para atingir essa maioria.

Nas eleições parlamentares, as pesquisas consideram improvável que a coligação do partido de Erdogan, o islamita AKP, com o ultranacionalista MHP renove a sua maioria absoluta, embora a aliança do social-democrata CHP com o nacionalista IYI também não a alcance. Assim, o partido de esquerda HDP seria decisivo.

CAMPANHA ELEITORAL TENSA
A campanha eleitoral foi muito tensa, com Erdogan chegado a comparar estas eleições com o fracassado golpe de Estado que sofreu em 2016. As declarações têm despertado receios de que o presidente não aceite uma eventual derrota, ou de que os seus apoiadores provoquem motins que dificultem uma transferência ordenada de poder.

Diante desses comentários, o próprio Erdogan afirmou na sexta-feira (13) que aceitará qualquer resultado democraticamente.

As notícias relacionadas com as eleições não podem ser divulgadas até as 18h (horário local, 12h de Brasília), e a imprensa está proibida de divulgar os resultados até as 21h (horário local, 15h de Brasília), embora o Conselho Eleitoral Comissão possa suspender esse veto mais cedo.

*EFE

Leia também1 Alemanha enviará 3 bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia
2 Papa revela a Zelensky missão para acabar com a guerra
3 Mãe que matou filhos por achar que eram "zumbis" é condenada
4 Nicarágua cassa licença de 25 advogados de oposição
5 Zelensky desembarca na Itália para encontrar o papa Francisco

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.