Leia também:
X Rainha Elizabeth II faz 94 anos sem festejos pela primeira vez

Trump suspende emissão de green cards para estrangeiros

Medida visa recuperar empregos de cidadãos americanos quando a economia reabrir

Pleno.News - 22/04/2020 07h34

Donald Trump, presidente dos EUA Foto: EFE/EPA/Michael Reynolds

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (21) que suspenderá a emissão de autorizações de residência permanente no país para imigrantes, os chamados “green cards”, sob a justificativa de que pretende proteger empregos para cidadãos americanos em meio à crise pelo novo coronavírus.

A medida aprovada pelo governo, que terá duração inicial de 60 dias, exclui da suspensão os vistos especiais temporários, como os de especialistas em agricultura ou tecnologia.

– Fazendo uma pausa na imigração, vamos ajudar os americanos desempregados a serem os primeiros a encontrar emprego enquanto os Estados Unidos reabrem (a economia). Seria errado e injusto que americanos demitidos fossem substituídos por imigrantes – disse Trump em entrevista coletiva.

As medidas de isolamento social devido à propagação do coronavírus destruíram 22 milhões de empregos em todo o país em um período de quatro semanas, segundo o Departamento do Trabalho – um número inédito em crises anteriores.

O presidente explicou na coletiva de imprensa que a suspensão entrará em vigor após a assinatura, nesta quarta-feira (22), de um decreto executivo que vai conter algumas exceções. Ele também disse que a extensão ou não do decreto vai depender de “condições econômicas”.

As exceções, segundo a imprensa americana, permitirão que parentes estrangeiros de cidadãos americanos continuem recebendo seus ‘green cards’.

Todos os anos o governo dos EUA emite mais de 1 milhão de autorizações de residência permanente para cidadãos estrangeiros, incluindo cerca de 50 mil por sorteio.

Desde o início da pandemia, o governo Trump fechou as fronteiras terrestres com Canadá e México, além do tráfego aéreo com outros países. Os EUA também suspenderam as leis de imigração e têm enviado para o México imediatamente todos os requerentes de asilo e imigrantes sem documentação que cruzam sua fronteira.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Roberto Jefferson: "Terão de investigar o 'Covidão' depois"
2 Trump acusa China de não ser transparente sobre Covid-19
3 Wuhan: China revisa número de mortos e aumenta em 50%

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.