Leia também:
X África do Sul: Acidente com trem deixa mortos e feridos

Trump quer proibir publicação de livro sobre seu governo

Obra fala sobre o primeiro ano de mandato do presidente e as relações entre o líder e seus aliados

Gabriela Doria - 04/01/2018 18h14 | atualizado em 05/01/2018 10h55

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta impedir a todo custo a publicação de um livro que fala sobre seu primeiro ano de mandato na Casa Branca. A obra Fire and Fury: Inside the Trump White House (Fogo e Fúria: Dentro da Casa Branca de Trump, em tradução livre) traz o relato de um ex-aliado de Trump, Steve Bannon, que chegou a ser estrategista-chefe da campanha do republicano, além de um de seus principais conselheiros. Em 2017, Trump e Bannon romperam publicamente e o conselheiro renunciou.

Donald Trump quer evitar publicação de livro polêmico Foto: EFE/Alex Wong

O livro é de autoria de Michael Wollf e traz mais de 200 entrevistas feitas com funcionários oficiais da Casa Branca. Fogo e Fúria também dá a dimensão de um governo caótico e imerso em conflitos internos que vieram a público ainda em 2017.

Steve Bannon é um ex-aliado de Donald Trump. Por seis meses, ele foi estrategista-chefe da Casa Branca Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

Para impedir a divulgação do livro, Trump mobilizou uma equipe de advogados. Eles já enviaram um ofício de 11 páginas para o autor e a editora do livro, solicitando que a publicação seja cancelada.

– O senhor Trump exige que seja interrompida e evitem qualquer publicação, divulgação, ou distribuição do livro – diz um trecho do documento.

Livro tem o maior número de compras antecipadas da Amazon Foto: Reprodução

Os advogados também pedem que seja feita “uma retratação plena e completa, bem como um pedido de desculpas”. Eles ainda querem cópias do livro para que seja analisado o conteúdo.

– Por favor, também envie imediatamente uma cópia eletrônica do livro (…) e via mensageiro uma cópia do livro físico a este escritório para que possamos avaliar adequadamente as declarações contidas – afirmaram os advogados.

Ao que tudo indica, a repercussão em torno do livro surtiu efeito oposto ao do esperado por Trump e a obra se tornou a campeã de pedidos de compra antecipada na Amazon.

Leia também1 Obama e Hillary Clinton são os mais admirados nos EUA
2 EUA proíbe uso de alguns termos em documentos
3 Israel: Ministro quer construir 'estação Trump', em Jerusalém

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.