Leia também:
X Bill de Blasio aprova protestos, mas é contra cultos

Trump proíbe voos de linhas aéreas da China aos EUA

Medida é uma resposta à proibição voos dos EUA para o país asiático

Pleno.News - 03/06/2020 18h06 | atualizado em 03/06/2020 18h14

Air China é uma das empresas que estão suspensas nos EUA Foto: Reprodução

As companhias aéreas chinesas não poderão entrar nos Estados Unidos a partir do dia 16 de junho, por decisão anunciada nesta quarta-feira (3) pelo governo do presidente Donald Trump. A restrição é uma resposta à decisão do governo chinês de manter a proibição de entrada de aviões americanos à China devido à pandemia de Covid-19.

– O Departamento de Transporte dos EUA, em resposta ao fracasso do governo da China em permitir que companhias aéreas americanas exerçam plenamente o direito bilateral de realizar voos comerciais programados à China, suspende as operações programadas de todas as companhias aéreas chinesas – comunicou o governo americano, que se mostrou aberto a retirar a medida caso a situação mude.

A decisão afeta as empresas Air China, China Eastern, China Southern e Xiamen. Os EUA denunciam que o governo chinês está violando um acordo firmado em 1980 entre os países, que estabelece o direito de empresas de ambos a operar diversos serviços nos dois territórios.

Em março, a China reduziu os voos estrangeiros para apenas um por semana por país, medida que tinha como objetivo reduzir a expansão do coronavírus SARS-CoV-2.

No entanto, autoridades americanas denunciam que, enquanto em 12 de março as companhias americanas tinham cancelado as rotas ao país asiático, as chinesas continuaram operando com certa regularidade, o que consideraram injusto.

Recentemente, as companhias aéreas americanas Delta e United pressionaram a China para recuperar rotas fechadas devido à pandemia, mas ambas afirmam que as autoridades chinesas não aprovaram a retomada das operações.

Este é mais um capítulo das tensões que Trump mantém desde o início da pandemia com a China, a qual acusa de ter escondido a gravidade do novo coronavírus.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Governo dos EUA prevê vacina contra Covid ainda em 2020
2 Donald Trump lamenta morte de policial negro durante atos
3 Policial negro aposentado é morto durante atos nos EUA
4 EUA punem navios que levam petróleo venezuelano
5 Bolsonaro fala com Trump sobre chances de entrar no G7

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.