Leia também:
X Marinha da Austrália resgata pessoas em área de incêndio

Trump: “Morte de Soleimani foi para parar uma guerra”

Presidente do EUA afirmou que seu país não tem interesse mudança de regime no Irã

Henrique Gimenes - 03/01/2020 19h10 | atualizado em 03/01/2020 19h22

Presidente dos EUA, Donald Trump, em pronunciamento Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (3), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a morte do general iraniano Qassem Soleimani foi necessária para “parar uma guerra”. A declaração foi dada durante um pronunciamento a jornalistas.

Soleimani foi morto na noite madrugada desta sexta após Trump ordenar um bombardeio em Bagdá, no Iraque. O general era considerado o segundo homem mais importante do Irã. O presidente dos EUA, no entanto, disse que ele estava planejando ataques.

– Agimos ontem à noite para parar uma guerra. Não agimos para iniciar uma guerra (…) Não estamos procurando uma mudança de regime [no Irã] (…) Soleimani estava planejando ataques iminentes e sinistros a diplomatas e militares americanos, mas nós o pegamos em flagrante e o demitimos – explicou.

Trump também disse que o general “perpetuou atos de terror para desestabilizar o Oriente Médio” e que sua morte é o fim do terror.

– Soleimani fez da morte de pessoas inocentes uma paixão doentia, contribuindo para complôs terroristas tão distantes como em Nova Délhi e Londres. Ele realizou atos de terror para desestabilizar o Oriente Médio nos últimos 20 anos (…) Fizemos o que deveria ter sido feito há muito tempo, muitas vidas teriam sido salvas – destacou.

Leia também1 EUA: Tropas adicionais serão enviadas para o Oriente Médio
2 Pompeo: "A decisão de Trump salvou vidas americanas"
3 Pentágono diz que Soleimani tinha planos de atacar EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.