Leia também:
X Ainda suspeita, explosão em Beirute é investigada pelo FBI

Trump diz que fará México pagar por muro na fronteira

Presidente estuda colocar cabines de pedágio para entrar nos EUA

Pleno.News - 18/08/2020 21h09 | atualizado em 18/08/2020 21h11

Presidente Donald Trump garantiu que fará México pagar por muro na fronteira Foto: EFE/Anna Moneymaker

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (18) que o México pagará pelo muro com um “pedágio” aos veículos que cruzam a fronteira ou um imposto nas remessas que os mexicanos enviam aos parentes que vivem no país natal.

Na cidade fronteiriça de Yuma, no Arizona, onde organizou um encontro sobre imigração, Trump insistiu que cumprirá a promessa de campanha de fazer o México pagar pelo muro que pretende erguer entre os países.

– Sim, eles vão pagar por isso. Vão pagá-lo na fronteira, com os veículos que entram, vamos impor um pedágio – disse Trump quando perguntado por um repórter se ele ainda planejava fazer o México pagar pelo muro.

Embora tenha se recusado a detalhar quanto seria cobrado no pedágio, Trump disse que seria uma quantia “muito pequena” porque, em condições normais, “milhões de carros e caminhões” atravessam todos os dias a fronteira, que no momento está fechada ao tráfego não essencial devido à pandemia de Covid-19.

– Não importa se pagarão agora ou nos próximos dois meses. O México pagará. Temos uma relação muito boa com o México, e o México pagará o muro – ressaltou o mandatário americano.

Trump disse que “talvez” o eventual pagamento do muro seja alcançado através de uma “combinação” do pedágio com um “imposto sobre o dinheiro enviado para o México”, em aparente referência às remessas enviadas por imigrantes mexicanos nos Estados Unidos às famílias.

A fronteira entre México e Estados Unidos, que se estende por mais de 3 mil quilômetros, é, em condições normais, uma das mais ativas do mundo. Mais de um milhão de pessoas atravessam a fronteira todos os dias para a negociação de bens e serviços no valor de quase R$ 9 bilhões por dia.

Trump viajou a Yuma como parte de uma visita a quatro estados importantes para as eleições de novembro. Ao longo da viagem, o político republicano pretende realizar atos contra o provável rival nas eleições, o ex-vice-presidente Joe Biden.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Trump diz que eleições não serão justas com voto por correio
2 Morre Robert Trump, irmão do presidente Donald Trump
3 Trump acusa China por 'praga terrível': 'Estou muito bravo'
4 Vice de Biden já atacou Bolsonaro por queimadas na Amazônia
5 Estados Unidos proíbem voos privados para Cuba

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.