Leia também:
X EUA: Trem de pouso de avião pega fogo durante decolagem

Trump firma acordo com UE e reduz tarifa de 30% para 15%

Presidente dos EUA se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Thamirys Andrade - 27/07/2025 15h44 | atualizado em 28/07/2025 13h37

Donald Trump e Ursula von der Leyen Foto: Frame de vídeo / YouTube/ Casa Branca

Neste domingo (27), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que chegou a um acordo comercial com a União Europeia, e que reduzirá a tarifa de 30% para 15% antes que ela entre em vigor, no próximo dia 1° de agosto.

O comunicado ocorre após o republicano se reunir com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia. De acordo com Trump, trata-se do “maior acordo já feito” desde o início da guerra tarifária.

No encontro, a UE concordou em comprar 150 bilhões de dólares (R$ 834 bilhões) em energia dos EUA e investir 600 bilhões de dólares (R$ 3,3 trilhões) a mais do que já tem investido em equipamentos militares e na abertura de países para o comércio com tarifa zero.

Von der Leyen, por sua vez, afirmou que Trump é conhecido como um “negociador firme” e reconheceu a necessidade de balancear a relação entre o país norte-americano e o bloco europeu. De acordo com ela, o acordo irá reequilibrar e permitir o comércio de ambos os lados.

– Trará estabilidade. É um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo – declarou ela.

O Brasil ainda não conseguiu negociar a questão do tarifaço com o governo dos EUA. Caso não o faça até o dia 1° de agosto, passará a enfrentar uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros que forem exportados para o país norte-americano.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.