Leia também:
X Trump cancela viagem para focar em situação da Síria

Trump e May se posicionam sobre suposto ataque químico

Presidente americano prometeu responder "contundentemente" ao atentado na Síria

Jade Nunes - 10/04/2018 15h43

O presidente americano Donald Trump Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou nesta terça-feira (10) com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, com quem decidiu “não permitir que continue o uso de armas químicas” depois do suposto ataque químico do governo sírio à cidade de Duma no último sábado (7).

– Ambos os líderes condenaram o desprezo vicioso do presidente sírio Assad pela vida humana – declarou a Casa Branca em comunicado.

Trump tenta coordenar uma resposta internacional ao suposto ataque químico ocorrido em Duma, o único reduto rebelde restante nos arredores de Damasco, e também entrou em contato nos últimos dias com o presidente francês, Emmanuel Macron, para trabalhar em “uma resposta forte e conjunta”.

Na segunda-feira (9), o presidente americano prometeu responder “contundentemente” ao ataque e adiantou que tomará uma decisão em breve sobre qual será a represália. Além disso, responsabilizou a Rússia e o Irã por apoiarem o regime sírio no conflito interno.

– Temos muitas opções, em termos militares, e divulgaremos em breve (a escolhida), provavelmente depois de agir – disse Trump aos jornalistas ao se reunir na Casa Branca com funcionários de alta patente do Pentágono para falar sobre a Síria.

Há quase um ano, Trump ordenou o lançamento de dezenas de mísseis contra a base aérea síria de Shayrat, na província de Homs, como represália pelo ataque químico na cidade de Khan Sheikhun, onde morreram mais de 80 pessoas e pelo qual a ONU culpou o governo de Damasco.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Trump cancela viagem para focar em situação da Síria
2 Aos 112 anos, japonês é eleito o homem mais velho do mundo
3 Macron diz que vai buscar união entre Igreja e Estado

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.