Leia também:
X Trump mostra o cachorro que ajudou na morte de terrorista

Trump diz que ‘vice-chefe’ do Estado Islâmico está morto

Homem seria o sucessor de Abu Bakr al-Baghdadi morto no sábado

Paulo Moura - 29/10/2019 11h32

Presidente Donald Trump anunciou morte de segundo na hierarquia do Estado Islâmico Foto: EFE/Kevin Dietsch

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira (29) que uma operação americana matou Abu Hassan al-Muhajir, o porta-voz do Estado Islâmico (EI) e “mais provável” sucessor do recentemente assassinado líder do grupo jihadista, Abu Bakr al-Baghdadi.

– Acabei de confirmar que o favorito para substituir Abu Bakr al-Baghdadi foi aniquilado pelas tropas americanas. Provavelmente ele teria assumido a liderança (do EI), e agora ele está morto também – escreveu Trump no Twitter.

As Forças Democráticas da Síria (FDS), uma aliança liderada por curdos que tem sido o principal aliado dos EUA no combate ao EI, informaram no domingo (27) que Muhajir tinha morrido em uma operação americana diferente da que matou Baghdadi no sábado (26).

– As duas operações lideradas pelos EUA desmantelaram a cúpula do El, escondida no noroeste da Síria. Ainda há mais escondidos na mesma área – disse o porta-voz das FDS, Mustafa Bali, também na rede social.

Um funcionário do governo americano disse ao “Wall Street Journal” na segunda-feira que a operação contra Muhajir foi um ataque aéreo no nordeste da Síria que veio logo após o ataque ao complexo onde o líder do grupo jihadista estava escondido.

Muhajir era casado com a filha de Baghdadi e era considerado “um dos possíveis sucessores” do chefe do EI, que agora pode levar “algumas semanas” para anunciar o novo líder, após o duplo golpe, disse o funcionário consultado pelo jornal.

– Provavelmente será alguém do círculo próximo de Baghdadi – acrescentou a fonte.

Baghdadi era o líder terrorista mais procurado desde a morte do chefe da rede Al-Qaeda, Osama bin Laden, em 2011. O anúncio da morte do extremista veio logo após os EUA reduzirem o envolvimento do país na área e Trump anunciar a polêmica retirada de soldados americanos enviados à Síria.

*Agência EFE

Leia também1 Donald Trump anuncia morte de líder do Estado Islâmico
2 Trump mostra o cachorro que ajudou na morte de terrorista
3 Rússia duvida da morte de líder do Estado Islâmico

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.