Trump diz que EUA afundaram barco com seis “narcoterroristas”
Líder norte-americano divulgou vídeo da ação no Mar do Caribe, perto da costa da Venezuela
Pleno.News - 14/10/2025 18h20 | atualizado em 14/10/2025 20h15

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta terça-feira (14) que as forças americanas realizaram outro ataque contra um barco no Caribe, perto da costa da Venezuela, e confirmou a morte de “seis narcoterroristas”.
– Nesta manhã, o secretário de Guerra ordenou um ataque cinético letal contra um barco afiliado a uma Organização Terrorista Designada (OTD) que realiza narcotráfico na área de responsabilidade do Comando Sul dos EUA, na costa da Venezuela – escreveu ele em sua rede Truth Social.
Segundo Trump, a inteligência americana “confirmou que a embarcação traficava narcóticos, estava associada a redes narcoterroristas ilícitas e transitava por uma rota conhecida” associada aos cartéis de drogas.
– O ataque foi realizado em águas internacionais, e seis narcoterroristas homens a bordo do barco morreram. Nenhum membro das Forças Armadas dos EUA ficou ferido – acrescentou.
A mensagem de Trump conta com um vídeo no qual se pode ver uma pequena embarcação ser atingida por um projétil e uma explosão a envolver em chamas.
Esse ataque se soma a pelo menos cinco operações que os EUA realizaram desde setembro contra supostas lanchas do narcotráfico no Caribe, três delas perto da Venezuela e outra perto da República Dominicana.
No dia 5 de outubro, o próprio Trump confirmou o afundamento de uma embarcação que se deslocava pelo Caribe e voltou a afirmar que seu país poderia em breve transferir suas operações antinarcóticos do mar para terra.
Dois dias antes, o Pentágono havia anunciado outro ataque militar no Caribe contra embarcações que supostamente transportavam drogas.
O destacamento militar dos EUA em águas caribenhas sob o argumento de combater o narcotráfico tem sido criticado pelo governo de Nicolás Maduro, que o considera uma ameaça de um possível ataque contra a Venezuela.
Trump e vários funcionários de seu governo acusam Maduro de ser o líder de uma rede de narcotráfico, algo que Caracas nega.
*EFE
Confira:
Leia também1 Paraná Pesquisas: Tarcísio amplia favoritismo ao governo de SP
2 Marco Rubio cobra libertação de pastores presos na China
3 Paulo Gonet nega pedido de prisão de Eduardo Bolsonaro
4 Marchiori inicia quimioterapia: "Não vai ser fácil, mas tenho fé"
5 Dino cancela sessão do núcleo 4 que aconteceria nesta quarta



















