Leia também:
X Em provocação, China simula ataque a base aérea dos EUA

Trump diz que anunciará nome para Suprema Corte esta semana

Nomeação pode mudar rumos das leis norte-americanas

Pleno.News - 21/09/2020 11h07

Suprema Corte dos Estados Unidos Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que deve anunciar o nome para a sucessão da vaga de Ruth Bader Ginsburg na Suprema Corte na sexta-feira (25) ou no sábado (26). Ginsburg morreu na última sexta-feira (18), aos 87 anos, vítima de complicações por um câncer no pâncreas.

– Temos bastante tempo para confirmar o nomeado. Os democratas fariam o mesmo se fosse com eles – afirmou Trump em entrevista à Fox News.

Os esforços do governo para indicar um novo juiz ao Tribunal têm sido alvo de críticas de democratas. Em 2016, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, impediu o então presidente Barack Obama de preencher uma vaga na corte sob o argumento de que aquele era um ano eleitoral e, portanto, seria mais prudente aguardar o pleito. Para Trump, contudo, a situação é diferente, porque, desta vez, a mesma legenda controla a Casa Branca e o Senado.

O presidente comentou ainda a recuperação da economia após o choque causado pelo coronavírus. De acordo com ele, o país está superando a pandemia, “com ou sem vacina”. Sobre o imunizador, Trump garantiu que uma fórmula deve ser aprovada “em questão de semanas, talvez em outubro”.

– Estou fazendo um trabalho bem melhor que a Europa na resposta à covid-19 – comparou.

O líder da Casa Branca também repetiu críticas recorrentes à China, que, para ele, é responsável pela disseminação mundial do novo coronavírus. Trump revelou que não conversa com o presidente chinês, Xi Jinping, desde o início do ano e voltou a dizer que o país asiático poderia ter contido a doença na origem.

Em relação ao TikTok, o presidente norte-americano afirmou que a venda das operações do aplicativo nos EUA para Oracle e Walmart não será aprovada caso as duas empresas não tenham total controle da plataforma.

*Estadão

Leia também1 Suspeita de enviar carta com veneno a Donald Trump é presa
2 Bolsonaro se pronuncia sobre visita de Mike Pompeo ao Brasil
3 Trump aprova acordo que libera o Tik Tok a 'continuar' nos EUA
4 Agentes interceptam envelope com veneno enviado a Trump
5 Trump culpa China por Covid-19: 'Não devia ter deixado acontecer'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.