Trump anuncia morte de líder da maior facção da Venezuela
Niño Guerrero foi morto em ação conjunta dos EUA e Venezuela
Pleno.News - 13/06/2026 13h13 | atualizado em 16/06/2026 17h25

Uma ação conjunta realizada pelos Estados Unidos e Venezuela terminou com a morte de Héctor Rusthenford Guerrero Flores, conhecido como Niño Guerrero e apontado como líder da organização criminosa venezuelana Tren de Aragua, conforme comunicaram os governos de ambos os países nesta sexta-feira (12).
– Esta ação foi coordenada de perto com nossos amigos na Venezuela, com quem estamos trabalhando muito bem – afirmou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Truth Social, sugerindo que a operação teria ocorrido em território venezuelano.
Além disso, Trump publicou um vídeo que mostra o momento do ataque.
Em seguida, o governo venezuelano confirmou em nota oficial, sua participação no ataque, conduzido no estado de Bolívar, e declarou que Guerrero foi “neutralizado” em meio a confrontos com membros de grupos criminosos.
No post da Truth, Trump ainda criticou o ex-presidente Joe Biden; ele disse que Biden abriu a fronteira sul para milhões de criminosos ilegais.
– Antes de eu retornar ao cargo, ele [Biden] permitiu que este exército estrangeiro estuprasse, mutilasse e assassinasse cidadãos americanos com total impunidade – afirmou.
Ver essa foto no Instagram
AGRADECIMENTO
O general do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Francis L. Donovan, agradeceu às forças de segurança venezuelanas pelo o apoio à operação conjunta que executou Niño Guerrero.
Em postagem no X da conta do Comando Sul dos Estados Unidos (Southcom na sigla em inglês), Donovan considerou a operação conjunta contra um complexo do Tren de Aragua como bem-sucedida.
– Niño Guerrero era um fugitivo procurado, acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de ordenar, dirigir e facilitar atos de terrorismo e violência nos Estados Unidos – disse.
*AE
Leia também1 Trump anuncia que EUA tomarão indústria petrolífera do Irã
2 Maduro inclui advogada do rapper P. Diddy em sua defesa
3 Para Marco Rubio, Brasil não é um país amigável aos EUA
4 Trump: "Cuba não consegue comer ou acender as luzes"
5 "Inaceitável", declara Rússia sobre cerco dos EUA a Cuba



















