Leia também:
X Tribunal de Haia investigará crimes de guerra na Ucrânia

Tropas russas tomam Kherson e aumentam cerco sobre Kiev

Cidade é considerada ponto estratégico para que os russos consigam controlar os portos de Odessa e Mariupol

Paulo Moura - 03/03/2022 07h40 | atualizado em 03/03/2022 09h57

Tropas russas tomaram, nesta quarta-feira (2), a cidade de Kherson – ponto estratégico entre a Crimeia, dominada pelo Kremlin, e o sul da Ucrânia. Também aumentaram o cerco a Kiev e devem intensificar a ação militar para tomar a cidade. Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, voltou a ser intensamente bombardeada pela artilharia russa.

A queda de Kherson, onde três jogadores de futsal brasileiros estão retidos, é importante porque o controle da cidade de 300 mil habitantes possibilita aos russos ter mais forças para tentar controlar os portos de Odessa e Mariupol.

O prefeito de Kherson, Igor Kolykhaev, e um alto funcionário do governo ucraniano confirmaram que Kherson havia caído. As forças russas cercaram a cidade, disse Kolykhaev, e após dias de intensos combates, as forças ucranianas recuaram em direção à cidade vizinha de Mykolaiv.

– Não há exército ucraniano aqui. A cidade está cercada – disse Kolykhaev.

Bombardeios russos mataram pelo menos 21 pessoas e feriram mais de 110 apenas em Kharkiv, segunda maior cidade do país, entre a terça-feira (1°) e a quarta-feira, de acordo com o governador regional Oleg Synegubov. Áreas residenciais e o prédio da administração regional foram atingidos por mísseis russos, segundo os ucranianos.

Outro bombardeio com mortes confirmadas atingiu a cidade de Zhytomyr. Quatro pessoas perderam a vida após uma área residencial ser atingida por um míssil de cruzeiro, que aparentemente era direcionado a uma base aérea próxima. De acordo com Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério do Interior, uma das vítimas seria uma criança.

Leia também1 Tribunal de Haia investigará crimes de guerra na Ucrânia
2 Carnaval: Maju substitui Fátima na transmissão dos desfiles
3 Apartamento de Rodrigo Maia no RJ é atingido por incêndio
4 Rússia e EUA concentram 90% das armas nucleares do mundo
5 Em áudio vazado, Torlay chama Bolsonaro de 'débil mental'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.