Leia também:
X Anvisa autoriza estudo clínico com 3ª dose da AstraZeneca

Tóquio monitora atletas que tiveram contato com infectados

Foram totalizados cerca de 60 casos positivos de Covid em pessoas relacionadas aos Jogos

Pleno.News - 19/07/2021 09h36 | atualizado em 19/07/2021 12h38

Olimpíadas de Tóquio iniciam no dia 23 de julho Foto: EFE/EPA/Kimimasa Mayama

O Comitê Organizador Local da Olimpíada de Tóquio confirmou que 21 pessoas, atletas em sua maioria, tiveram contato direto com os jogadores da África do Sul que testaram positivo para o novo coronavírus. Seguindo o protocolo de contenção de surtos da doença, essas pessoas foram isoladas. Elas devem permanecer sozinhas em seus quartos, com transporte exclusivo para as áreas de treinamento e competição, além da realização diária de testes PCR.

De acordo com Masa Takaya, porta-voz do Comitê, até esta segunda-feira (19) foram totalizados cerca de 60 casos positivos de Covid-19 em pessoas relacionadas aos Jogos. A maioria delas é residente no país asiático. Na Vila Olímpica, há três casos identificados na delegação sul-africana.

– Sobre a participação da equipe da África do Sul o que posso dizer é que temos protocolos rigorosos; medidas adicionais vão ser implementadas. Os atletas que tiveram contato direto fazem testes diários. PCRs foram feitos no domingo e todos deram negativos, mas vão repetir os PCRs diariamente – informou Masa Takaya.

A porta-voz também explicou o procedimento para as delegações antes de atuarem nos Jogos.

– Gostaria de acrescentar também que, antes dos treinos e das competições, seis horas antes, um novo teste PCR deverá ser realizado pelos atletas. Se o resultado for negativo, os atletas poderão participar da competição. Essas são as regras rigorosas que aplicamos. Graças a essas medidas, poderemos saber quem poderá participar das competições – afirmou.

Antes da cerimônia de abertura da Olimpíada, que acontece no dia 23, algumas modalidades já começaram suas partidas. Nesta terça-feira (20), as donas da casa enfrentarão a Austrália pelo torneio de softbol. Na madrugada de quarta-feira(21) também terá início a participação do futebol feminino. A seleção brasileira enfrentará a China, às 5h.

*AE

Leia também1 Justiça do Peru rejeita pedido para anulação das eleições
2 'EUA usam o 5G para fazer bullying tecnológico', acusa embaixador
3 França libera entrada de turistas completamente vacinados
4 Freixo cita temporais na Europa e diz que Bolsonaro é "cúmplice"
5 Arthur Lira articula aprovação da PEC do semipresidencialismo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.