Texas: Enchente deixa 27 mortos; 23 jovens estão desaparecidas
Meninas desaparecidas participavam de acampamento de verão
Pleno.News - 05/07/2025 12h38 | atualizado em 08/07/2025 09h56

Ao menos 23 meninas que participavam de um acampamento de verão seguem desaparecidas após uma enchente atingir o estado do Texas, nos Estados Unidos, durante a madrugada desta sexta-feira (4). Autoridades locais informaram que o desastre climático causou também a morte de ao menos 27 pessoas, mas evitaram estimar o total de desaparecidos na região.
– Peço aos texanos que se unam em oração. De joelhos, rezem para que encontremos essas moças – afirmou o vice-governador Dan Patrick, em entrevista coletiva.
Uma operação de resgate atua para socorrer as vítimas. Até agora, 237 pessoas foram retiradas da área alagada, muitas delas com apoio de helicópteros. As autoridades estaduais haviam emitido alertas meteorológicos no dia anterior. A previsão inicial indicava entre 7,5 e 15 centímetros de chuva, mas o volume acumulado chegou a 25 centímetros em poucas horas.
Segundo Patrick, o rio Guadalupe subiu cerca de oito metros em apenas 45 minutos, alagando o acampamento de verão Camp Mystic, que fica próximo ao rio, na cidade de Hunt. No local, havia cerca de 750 pessoas acampadas durante o feriado prolongado do 4 de Julho. O governador do Texas, Greg Abbott, prometeu seguir com as buscas por sobreviventes 24 horas por dia.
– Não vamos parar até que todos apareçam – declarou.
Equipes de resgate começaram a evacuar os campistas do Camp Mystic ainda na tarde de sexta. Elinor Lester, de 13 anos, foi uma das jovens resgatadas de helicóptero. Ela contou que acordou por volta da 1h30 da madrugada com o barulho de trovões e viu a água subindo até as janelas da cabana onde dormia.
A jovem estava em uma parte mais alta do acampamento, chamada Senior Hill, reservada às meninas mais velhas. Já as cabanas mais próximas do rio, onde ficam as campistas mais novas, foram rapidamente tomadas pela água. Segundo a adolescente, as meninas das áreas baixas correram para o alto da colina, onde passaram a madrugada sem comida, energia elétrica ou água potável.
– O acampamento foi completamente destruído. Foi realmente assustador. As pessoas que conheço estão bem, mas eu sei que ainda há desaparecidos – relatou.
A mãe da adolescente, Elizabeth Lester, afirmou que seu outro filho, que estava em um acampamento próximo, o Camp La Junta, também precisou fugir da enchente. Segundo ela, um dos conselheiros acordou com a água invadindo a cabana e ajudou os meninos a escaparem. Tanto o Camp La Junta quanto o Camp Waldemar, outro acampamento próximo ao rio, informaram que todos os campistas estão seguros.
Segundo relatos de familiares, muitas pessoas receberam ligações de autoridades informando que suas filhas ainda não haviam sido localizadas. Em email enviado aos pais dos campistas, a direção do Camp Mystic afirmou que, caso não tenham sido contatados diretamente, significa que suas filhas estão entre as que já foram encontradas.
Em Ingram, cidade vizinha, uma escola de ensino fundamental foi transformada em centro de reunificação. Centenas de famílias se concentraram no local, aguardando a chegada de ônibus com os resgatados. Além dos acampamentos, autoridades relataram danos em parques de trailers e outras áreas residenciais próximas ao rio. Autoridades estaduais e locais aconselharam os moradores a não viajarem pela região.
*AE
Leia também1 Nasce Mel, segunda filha de Neymar e Bruna Biancardi, em SP
2 Morre o pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Maranata
3 Chanceler do Irã está a caminho do Brasil para participar do Brics
4 MPF pede suspensão do "Enem dos concursos" por falhas
5 Trump assina megapacote fiscal, que diz ser sua "maior vitória"