Leia também:
X França devolverá 26 obras de arte a país africano

Terror: Ataques jihadistas causam morte de 11 pessoas

Pelo menos 9 eram civis, entre mulheres e crianças

Ana Luiza Menezes - 23/11/2018 21h14

Organização jihadista Al-Shabab tem espalhado terror em Moçambique (Foto Ilustrativa) Foto: Reprodução

Pelo menos 11 pessoas morreram no norte de Moçambique em ataques atribuídos à organização jihadista Al-Shabab, na noite de quinta-feira (22). Um primeiro ataque aconteceu na aldeia de Chicuaia Velha, distrito de Nangade, na província de Cabo Delgado. No local, nove civis, incluindo mulheres e crianças, foram assassinados.

Mais de 40 casas foram queimadas. Depois, na mesma província, os criminosos mataram um adulto na cidade de Lukwamba e outro em Litingina.

Moradores disseram à Agência Efe que os terroristas usaram espadas e facas para atacar às vítimas. As autoridades administrativas e policiais da região não confirmaram os ataques, mas também não desmentiram.

Nesta semana, 189 pessoas foram acusadas na província de Cabo Delgado de integrar a Al-Shabab moçambicana. Desde outubro de 2017, os jihadistas protagonizam ataques a civis e militares, com mais de 100 mortos no norte do país, onde ficam grandes jazidas de gás natural e petróleo com concessões a multinacionais.

Um estudo acadêmico publicado neste ano afirmou que a Al-Shabab de Moçambique busca desestabilizar o país e dar espaço para o comércio ilegal de madeira, marfim e rubi, que gera milhões de dólares todos os anos.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 França devolverá 26 obras de arte a país africano
2 Pelo menos 14 palestinos são feridos em protestos em Gaza
3 Inundações no Paraguai já afetam mais de 7 mil famílias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.