Leia também:
X Abertura da Copa tem Morgan Freeman e é focada em inclusão

Terremoto na Indonésia deixa 162 mortos e 13 mil desabrigados

Epicentro do tremor foi em Cianjur, na região ocidental de Java

Paulo Moura - 21/11/2022 09h46 | atualizado em 21/11/2022 13h22

Mais de 160 pessoas morreram e cerca de 13 mil pessoas estão desabrigadas após um terremoto de magnitude 5,6 afetar a Indonésia nesta segunda-feira (21). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi em Cianjur, na região ocidental de Java, principal ilha do país e distante 75 quilômetros da capital Jacarta.

Autoridades locais afirmaram que centenas de pessoas ainda estão desaparecidas e dezenas de prédios foram danificados, seja de forma parcial ou total. Muitas pessoas ficaram feridas em razão das réplicas, como são chamados os tremores secundários. Até o início da tarde desta segunda (horário de Brasília), 162 mortes foram confirmadas.

– Muitas pessoas também sofreram fraturas porque ficaram presas nos destroços dos edifícios – afirmou o chefe de administração de Cianjur, Herman Suherman, ao canal Metro TV.

Enorme arquipélago povoado por mais de 270 milhões de pessoas, a Indonésia é frequentemente atingida por terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis devido à sua localização no chamado “Anel de Fogo”, arco de vulcões e falhas geológicas que fica na Bacia do Pacífico.

Em fevereiro deste ano, um terremoto de magnitude 6,2 já havia matado ao menos 25 pessoas e ferido mais de 460 na província de Sumatra Ocidental. Em janeiro de 2021, outro terremoto também de magnitude 6,2 matou mais de 100 pessoas e feriu quase 6,5 mil na província de West Sulawesi.

Leia também1 Lula passa por procedimento para retirar lesão na laringe
2 Bolsonaro nomeia dois membros para Comissão de Ética Pública
3 Cidadãos de Rondônia chegam ao QG do Exército em Brasília
4 FGV: Gilmar Mendes manda PF devolver celulares de diretores
5 TRE retira de prédio 10 mil urnas de 2009 não usadas em 2022

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.