Leia também:
X Dissidentes cubanos nos EUA fazem manifestação em Miami

Tentativa de executar Maduro foi impedida, diz deputado

Presidente do Parlamento venezuelano não apresentou provas da denúncia

Pleno.News - 13/07/2021 18h07 | atualizado em 15/10/2021 12h18

Nicolás Maduro Foto: EFE/Miguel Gutiérrez/Archivo

O presidente do Parlamento da Venezuela, deputado Jorge Rodríguez, afirmou nesta terça-feira (13) que houve uma tentativa fracassada de assassinar o presidente do país, Nicolás Maduro, com drones no dia 22 de junho, quando ele inaugurou um monumento por ocasião do bicentenário da Batalha de Carabobo, que foi crucial na guerra de independência do país.

– Havia um plano para assassinar o presidente da República com drones. Quatro drones foram lançados em 22 de junho contra o evento em que o presidente Maduro estava, a inauguração do novo monumento para o bicentenário de Carabobo – afirmou Rodríguez em entrevista coletiva.

Ele explicou: “Os quatro drones foram desativados por nossos serviços de inteligência”. O plano, segundo Rodríguez, envolvia também o assassinato de “todos os dignitários que estavam presentes na inauguração do monumento”.

Embora tenha afirmado que não queria antecipar-se às investigações, Rodríguez acusou a Colômbia de estar por trás desses planos.

Rodríguez disse ainda: “Em breve saberemos onde os drones foram comprados” e “qual era o plano”.

A gravação feita pela rede estatal Venezolana de Televisión (VTV) mostrou um corte no início do evento, passando subitamente de um momento, em plena luz do dia, para outro, em que já havia anoitecido.

Em 24 de junho, no bicentenário da batalha, Maduro não participou do desfile da programação. Ele permaneceu na capital, Caracas, onde liderou uma cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba).

Em 5 de julho, dia em que se comemora a assinatura do ato de independência, o líder venezuelano assistiu ao início do desfile do dia, mas depois deixou o camarote presidencial.

DENÚNCIA FEITA APÓS PRISÃO DE EX-DEPUTADO
A denúncia desta suposta tentativa de assassinato contra Maduro, sobre a qual Rodríguez não apresentou provas, ocorreu um dia após a prisão do ex-deputado Freddy Guevara, um aliado próximo do líder da oposição Juan Guaidó, que também denunciou ser vítima de “ameaças” e “assédio” naquele mesmo dia.

Guevara foi preso na segunda-feira (12) pelo Serviço de Inteligência (Sebin), quando estava em uma rodovia em Caracas, e é apontado pelo Ministério Público por uma suposta “ligação com grupos extremistas e paramilitares associados ao governo colombiano”.

– Como falharam nas tentativas de extrema violência para o Bicentenário de Carabobo […] então lançaram a operação de criminosos e paramilitares e terroristas treinados na Colômbia – declarou Rodríguez, em referência aos confrontos entre gangues e policiais que ocorreram no oeste de Caracas na semana passada.

O político chavista afirmou que mostrará um vídeo que estava no telefone celular de um dos criminosos “sobre o plano que teria que ser executado em 5 de julho, com um ataque ao presidente Maduro, e [em] 6 e 7 de julho, com o surto de violência desses grupos criminosos”.

Além disso, Rodriguez mostrou supostas conversas de WhatsApp entre os opositores Leopoldo López, Emilio Graterón, Gilber Caro, Hasler Iglesias e Freddy Guevara. Nessas conversas, de acordo com ele, os cinco falaram em uma linguagem codificada sobre a preparação para os tiroteios da semana passada envolvendo gangues de criminosos no sudoeste de Caracas.

Esta não é a primeira vez que políticos governistas denunciam supostos planos de assassinato do presidente da Venezuela.

Uma dessas ocasiões foi em julho do ano passado, quando Maduro alegou que o presidente da Colômbia, Iván Duque, estaria preparando franco-atiradores para assassiná-lo, mas também não mostrou nenhuma evidência disso.

*EFE

Leia também1 Lira: 'Vamos ver se há ambiente para votar reforma tributária'
2 Dissidentes cubanos nos EUA fazem manifestação em Miami
3 Temendo o povo, Cuba reforça policiamento e derruba internet
4 Ao incendiar casa da ex, homem tem 70% do corpo queimado
5 Feliciano critica comentários de Lula sobre protestos em Cuba

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.