Bolsas despencam devido a risco de recessão nos Estados Unidos
Japão registrou queda histórica
Pleno.News - 05/08/2024 12h43 | atualizado em 05/08/2024 19h40

O temor de recessão nos Estados Unidos fez ações na Ásia, Oceania e Europa despencarem. A bolsa de Tóquio entrou em colapso nesta segunda-feira (5) e o índice Nikkei teve queda de pontos histórica, pressionado pela subida do iene (moeda oficial do Japão).
As preocupações com a economia americana também provocaram quedas em Seul e Taiwan. O índice Taiex de Taiwan caiu mais de 8% e o KOSPI, de Seul, 9,6%.
– O sentimento dos investidores foi afetado por dados de emprego nos EUA inferiores ao esperado em julho, aumentando os receios de que a economia dos EUA desacelerará mais do que o esperado – apontou a corretora IwaiCosmo Securities.
Já os mercados chineses caíram de forma mais moderada. O Índice Hang Seng de Hong Kong caiu 2,7%, o Índice Composto de Xangai 1,4% e o Índice Shenzhen 1,8%. As informações são da Folha de S.Paulo, da AFP e do G1.
Na Europa, o índice Bux, da Hungria, caiu 2,42% na abertura desta segunda-feira.
O índice pan-europeu STOXX600 caiu 3,1%, para 482,42 pontos, atingindo o seu nível mais baixo desde fevereiro. Todas as principais bolsas europeias abriram no vermelho.
Os setores financeiros foram os mais atingidos.
A chance de recessão nos EUA preocupa investidores desde a última semana. Os últimos dados de emprego nos Estados Unidos, piores do que as previsões do mercado, foram responsáveis por acender um alerta.
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Premiê de Bangladesh renuncia e abandona o país após protestos
2 Surto de mpox na África: OMS avalia declarar nova emergência
3 União Europeia não reconhece reeleição de Maduro e cobra atas
4 Embaixada orienta brasileiros a saírem do Líbano: "Precaução"
5 Pesquisa: Trump vencerá, apesar de Kamala liderar voto popular