Leia também:
X No Tribunal de NY, Donald Trump se declara inocente

Talibã proíbe que mulheres afegãs trabalhem na ONU

Organização quer reunião sobre a decisão

Pleno.News - 04/04/2023 16h56 | atualizado em 05/04/2023 12h43

Talibã tomou o poder no Afeganistão Foto: EFE/EPA/STRINGER

Os talibãs informaram às Nações Unidas que estão proibindo o trabalho de todas as afegãs que a organização empregou no país. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (4), pela ONU, que descreveu a decisão como “inaceitável” e “inconcebível”.

Segundo o porta-voz Stéphane Dujarric, a ONU está buscando ainda mais clareza sobre essa decisão. De acordo com as informações obtidas, o veto se estenderia a todo o Afeganistão e não apenas a uma província, como era inicialmente conhecido.

Dujarric explicou ainda que estão marcadas reuniões em Cabul com as “autoridades de fato” para tentar esclarecer os detalhes enquanto avalia seu possível impacto, mas deixou claro que, sem as mulheres, as Nações Unidas não poderão continuar ajudando a população do país como tem feito.

– As mulheres do nosso quadro são essenciais para que as Nações Unidas prestem uma ajuda vital – afirmou o porta-voz na sua entrevista coletiva diária.

Ele destacou que esse veto não apenas viola “os direitos fundamentais das mulheres” como também dificulta a continuação do trabalho da organização no terreno.

O porta-voz recordou que “dada a sociedade e a cultura” no Afeganistão “as mulheres são necessárias para ajudar as mulheres”, que estão entre as mais ameaçadas pela enorme crise humanitária que vive o país, em alusão ao fato de em muitas regiões ser malvisto que os homens atendam às mulheres, ou vice-versa.

De acordo com Dujarric, a proibição é “inaceitável” e se soma a uma “preocupante tendência de minar a capacidade das organizações de ajuda humanitária de alcançar os mais necessitados”.

As funcionárias da ONU estavam entre as poucas que ainda podiam trabalhar, depois que o Talibã proibiu em dezembro do ano passado as mulheres de trabalhar em ONGs nacionais ou internacionais. Também podiam seguir com seus trabalhos aquelas contratadas por ONGs nas áreas de alimentação e educação.

De acordo com dados da ONU, entre 30% e 40% do pessoal de organizações humanitárias que entregam, gerenciam, controlam ou avaliam a necessidade de assistência são mulheres.

Dujarric disse que a organização tem atualmente cerca de 4 mil pessoas trabalhando no Afeganistão, das quais cerca de 3,3 mil são nativas do país, embora não tenha revelado quantas são mulheres.

Inicialmente, a Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama, na sigla em inglês) havia anunciado que o Talibã havia proibido seus funcionários de trabalhar na província oriental de Nangarhar.

Dujarric explicou em Nova Iorque que nessa região foi recebida uma comunicação “mais oficial” sobre o veto, mas depois, por vários canais, foi repassado à ONU que a decisão se aplicava a todo o país.

*EFE

Leia também1 Brasileira é agredida nos EUA: "Volte para o seu país"
2 Banco Mundial enaltece gestão de Jair Bolsonaro na pandemia
3 Uganda: "África tem que salvar o mundo da homossexualidade"
4 Alunas são internadas após novo caso de envenenamento no Irã
5 Vladimir Putin convida Lula para visitar a Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.