Leia também:
X China determina tempo que os jovens podem gastar com jogos

Talibã afirma que mulheres vão poder estudar no Afeganistão

A fala do grupo extremista, porém, ainda é vista com ceticismo por mulheres do país

Paulo Moura - 30/08/2021 15h00 | atualizado em 30/08/2021 15h38

Meninas afegãs durante aula Foto: U.S. Navy/HMC Josh Ives

O grupo extremista Talibã afirmou, no domingo (29), que vai autorizar a presença de mulheres nas universidades durante seu governo, mas estudando separadas dos homens.

O grupo, que voltou ao poder no Afeganistão após 20 anos, havia prometido não proibir meninas e mulheres de frequentarem a escola, como fez em seu regime anterior.

– O povo do Afeganistão continuará tendo ensino superior de acordo com as regras da sharia (lei islâmica), que proíbe classes mistas – disse o ministro do Ensino Superior do Talibã, Abdul Baqi Haqqani, em uma assembleia com membros do alto escalão do grupo.

A permissão, ainda que sob influência da sharia, está dentro do discurso de moderação que o grupo tenta emplacar. A mudança de atitude, porém, é vista com ceticismo. Segundo uma estudante que trabalhou na cidade universitária durante o último governo, não havia mulheres na reunião – o ministro falou apenas com professores e alunos do sexo masculino.

Para ela, isso mostra a prevenção sistemática da participação das mulheres nas decisões e a distância entre as palavras do Talibã e suas ações.

O número de universitários aumentou nos últimos 20 anos, principalmente entre mulheres que estudam com homens e participam de seminários ministrados por professores do sexo masculino.

Desde que se pronunciou pela primeira vez após a tomada de poder, o grupo trabalha em uma campanha para tentar convencer o país e o mundo de que não repetirá no governo o regime atroz com que comandou o Afeganistão de 1996 a 2001.

Ao longo das duas décadas de presença ocidental, houve avanços no país. Escolas e hospitais abriram para mulheres. Elas integraram as Forças Armadas e a polícia. Os EUA gastaram 780 milhões de dólares (R$ 4 bilhões) em programas de inclusão.

*AE

Leia também1 'Cenas de terror' em Araçatuba não ficarão impunes, diz Doria
2 Araçatuba: Vítima filmava fuga de bandidos quando foi morta
3 Bolsonaro acredita que será alvo de "sanção restritiva" de Moraes
4 China determina tempo que os jovens podem gastar com jogos
5 Rayssa Leal vence mundial de skate e declara: 'Glória a Deus'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.