Leia também:
X Bebê morre atingida por pedra de granizo em tempestade

Taiwan promete contra-ataque se China violar espaço aéreo

Pequim intensificou exercícios e patrulhas ao redor da ilha autogovernada

Pleno.News - 31/08/2022 11h41 | atualizado em 31/08/2022 12h07

Pilotos da Força Aérea Taiwanesa ao lado de um AIDC F-CK-1 Ching-Kuo, comumente conhecido como Indigenous Defense Fighter (IDF) Foto: EFE/EPA/RITCHIE B. TONGO

Taiwan prometeu se defender e contra-atacar se a China promover incursões militares em suas águas territoriais e espaço aéreo. O alerta incomumente ruidoso vem em um momento em que Pequim intensifica exercícios e patrulhas ao redor da ilha autogovernada.

A China despachou centenas de aviões e navios de guerra para áreas próximas a Taiwan, após uma visita à ilha da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, no começo de agosto. Em dezenas de ocasiões, os chineses cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan.

– Para aviões e navios (da China) que entrem em nosso mar territorial e espaço aéreo dentro de 12 milhas náuticas, nossas forças armadas vão exercer o direito de autodefesa e contra-ataque – disse o major-general taiwanês Lin Wen-huang, durante coletiva de imprensa em Taipé, nesta quarta-feira (31).

Lin disse também que Taiwan agirá contra drones chineses que sejam considerados uma ameaça à segurança da ilha se os aparelhos não recuarem após alertas. Nesta terça-feira (30), os taiwaneses disseram ter atirado contra um drone chinês que sobrevoava uma ilha periférica de Taiwan.

*AE

Leia também1 Bebê morre atingida por pedra de granizo em tempestade
2 Morre Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética
3 Venezuela acusa ex-ministro de roubar 4,85 bilhões de dólares
4 Governo da Espanha aprova reforma na Lei do Aborto
5 Filho de Che Guevara, Camilo morre de infarto na Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.